Pinterest: plataforma de ideias e inspirações (Gabby Jones/Bloomberg via Getty Images/Getty Images)
Repórter da Home
Publicado em 27 de agosto de 2024 às 11h28.
Quando rolamos o feed do Instagram ou TikTok, temos a impressão que aquele conteúdo foi pensado exatamente para cada um de nós. Mas, é comum estarmos em uma roda de conversa e perceber que várias publicações que aparecem para você, aparecem também para seu colega, seja sobre humor, moda e hobbies — e assim vão surgindo tendências.
O consumo de conteúdos atravessa o online e acaba se tornando aspirações também em nossa vida real. Seja um destino de viagem, uma peça de roupa ou um corte de cabelo. Se olhamos um estilo de decoração, é muito provável que um conteúdo semelhante comece a aparecer milhares (e milhares) de vezes em seu feed.
O Pinterest, plataforma usada pelos usuários como 'vitrine de compras' e repositório de ideias, divulgou recentemente um relatório de tendências para a próxima estação, principalmente o que diz respeito aos novos gostos da Geração Z neste semestre.
Em entrevista à EXAME, Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest, diz que mais de 520 milhões de usuários recorrem ao aplicativo para encontrar ideias e novidades que os ajudem a planejar algo que esteja relacionado a grandes momentos da vida, como uma mudança de casa ou um novo look para um festival. Segundo o executivo, essas pistas permitem à plataforma "prever o futuro".
"Os insights se baseiam no crescimento que observamos nas buscas por um determinado termo nos últimos doze meses e nos indicam que vamos começar a ver essa tendência não só no Pinterest, mas também nas ruas. Elas representam uma evolução temática no comportamento do consumidor, no clima cultural geral e uma novidade que rompe com a norma".
Um dos principais destaques do levantamento é a preferência das pessoas por atividades em grupo, com aumento de 130% em pesquisas por "clube do livro de receitas" e 700% por "clube de corrida".
Se você não faz parte de um clube de corrida, por exemplo, provavelmente conheça alguém que faz — e que só fale sobre isso. A tendência é só uma das novas formas que a Geração Z vem encontrando para fazer novos amigos.
"Os usuários do Pinterest querem compartilhar seus hobbies e paixões com os outros, buscando se conectar com pessoas com o mesmo interesse e que dividem os mesmos ideais. Um dos fatores que estimula essa preferência é a vontade de construir uma rotina mais saudável, tanto física quanto emocional, em um ambiente que promove apoio mútuo e acolhimento", esclarece Rogério.
'A geração mais solitária da história' perdeu anos de socialização durante a pandemia e agora busca novas formas de convívio, que se expressam em clubes do livro, aulas de academia em grupo, entre outros. E isso não é uma tendência 'nova'. Após a Primeira Guerra Mundial e a pandemia de gripe na década de 1910, as pessoas também experenciaram um boom de socialização, que calhou em uma explosão econômica em 1920.
Fora do âmbito social, o consumo por moda também nos leva para outra década: pesquisas por animal print, saia balonê e roupas camufladas vêm direto dos anos 1990 e 2000. Mas, para Rogério Nicolai, para além do movimento de retomada de tendências, o Pinterest pode ser utilizado como 'vantagem competitiva' pelas empresas pois funciona como um antecipador de vontades do mercado consumidor.
"Os dados preditivos permitem que os profissionais de marketing e anunciantes otimizem suas estratégias de desenvolvimento de produto e também de vendas, auxiliando no planejamento de estoque e coleções futuras com maior eficácia", afirma.
O diretor de negócios da plataforma também garante que esse recurso pode contribuir para conhecimento aprofundamento sobre o perfil dos consumidores. "Considerando que mais da metade dos nossos usuários vêm ao Pinterest com intenção de compra, esses insights são extremamente valiosos para as marcas que buscam alcançar e engajar esse público".
Veja a seguir a lista de tendências do Pinterest sobre moda, beleza, decoração, gastronomia e hobbies:
Nesta temporada as estampas inspiradas na natureza e as sobreposições de peças de roupa em diferentes proporções terão destaque. As preferências serão direcionadas aos looks ousados com jeans de estampa de leopardo e camuflagem. Os amantes de moda também ficarão apegados ao volume com saias bufantes e casacos oversized.
Para a primavera, haverá combinação de camisas com saias e até o uso de agasalhos com estampa de lagosta. As tendências na moda se baseiam no propósito dos usuários em exalar confiança, ao mostrar sua criatividade e individualidade.
As tendências mais recentes de beleza misturam ousadia e modernidade. O Pinterest registrou uma crescente busca por conteúdos relacionados a unhas decoradas com influências japonesas e cabelos ruivos que destacam franjas. A maquiagem no estilo "quanto mais, melhor" está em alta novamente, valorizando looks luminosos e brilhantes que não passam despercebidos.
As pessoas têm buscado inspiração no Pinterest para transformar suas casas em verdadeiros oásis de paz. Focadas no conforto, elas estão explorando decorações com salas florais, iluminação suave e paletas de cores delicadas. O estilo japonês também está em alta, influenciando tendências com a presença de arte vintage japonesa. O aumento de 405% nas pesquisas por "casa zen" evidencia que a principal tendência é equilibrar conforto, estilo e tranquilidade nos ambientes domésticos.
O Pinterest mostra que as pessoas estão cada vez mais interessadas em incluir ingredientes terrosos, como cogumelos e manteiga de pistache em suas refeições. O propósito é trazer profundidade e riqueza aos pratos.
Os usuários também estão experimentando geleias de sabores variados para criar sobremesas sazonais. O interesse por "comidas japonesas" aumentou 50%, com destaque para pratos como karaage de frango e curry katsu.
Os usuários nascidos nos últimos anos da década de 1990 - conhecidos como Geração Z - estão atrás de atividades criativas que fortaleçam o senso de pertencimento e suas relações com a comunidade. Além de experiências únicas.
No Pinterest, as buscas por hobbies como criação de bijuterias e design de bolsas artesanais mostram que os projetos "faça você mesmo" estão ganhando popularidade. Há também um aumento no interesse por atividades em grupo, como "clubes de leitura, drama e corrida". Isso sugere que a Geração Z está buscando combater a monotonia dos dias cinzentos por meio de hobbies inovadores e conexões significativas na vida real.