Elon Musk: fortuna estimada é de US$ 210,3 bilhões (Jordan Vonderhaar/Bloomberg/Getty Images)
Publicado em 3 de junho de 2024 às 16h21.
Última atualização em 3 de junho de 2024 às 17h09.
Elon Musk voltou a ser a pessoa mais rica do mundo. O executivo da Tesla e da SpaceX aparece em primeiro lugar na lista do ranking de bilionários da revista Forbes, com fortuna estimada em 210,3 bilhões de dólares.
Musk ultrapassou o empresário francês Bernard Arnault, do conglomerado de artigos de luxo LVMH, que aparecia no primeiro lugar desde janeiro. Jeff Bezos, fundador da Amazon, ocupa a terceira posição, alternando o segundo e terceiro lugar com Musk nos últimos meses.
Arnault e sua família agora estão em segundo lugar, com patrimônio estimado em 202,4 bilhões de dólares, e Jeff Bezos está em terceiro, com 194,5 bilhões de dólares.
Ações valorizadas da Tesla fazem Musk ultrapassar Bezos na lista dos mais ricos do mundo
O avanço na fortuna de Elon Musk ocorre após o anúncio de que sua startup de inteligência artificial, a xAI, levantou cerca de 6 bilhões de dólares na semana passada, chegando a uma avaliação de 24 bilhões de dólares. O principal produto da xAI, fundada em 2023, é o Grok, um modelo de inteligência artificial generativa que rivaliza com o ChatGPT, da OpenAI, e funciona dentro do X, antigo Twitter.
Musk cofundou a OpenAI em 2015, mas deixou a companhia três anos depois. Ele acusa o ChatGPT de ser “politicamente correto” e “woke”, termo em inglês utilizado de forma irônica e crítica ao que seria uma “cultura da lacração”.
O Grok, da xAI, que usa posts na rede social X para resumir acontecimentos, seria supostamente mais “rebelde” que os modelos concorrentes, mas já fez confusão entre o que é fato, piada e especulação, gerando fake news sobre o eclipse solar de abril deste ano e sobre um falso ataque de Irã a Israel.
A Forbes estima que Musk tem participação de 60% na xAI, e que o restante de sua fortuna está muito ligado à sua participação de cerca de 12% na Tesla e à sua participação estimada em 42% na SpaceX.