Negócios

Ministério da Justiça quer investigar GM, Vivo, Tim e Oi

O objetivo é investigar supostas infrações das empresas ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor


	TIM: as empresas têm 10 dias para apresentar defesa
 (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

TIM: as empresas têm 10 dias para apresentar defesa (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 09h50.

Brasília - O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), abriu processos administrativos contra as empresas General Motors do Brasil, Vivo, Tim Celular e Oi.

O objetivo é investigar supostas infrações das empresas ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor, conforme indicam despachos publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Os documentos não expressam as violações que as companhias teriam cometido, apenas citam haver indícios de infração a incisos de artigos como 4º e o 6º da legislação.

O inciso III do artigo 6º do Código, por exemplo, estabelece como direito básico do consumidor "a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".

Segundo os despachos, todas as empresas são acusadas de desrespeitar esse ponto da lei, entre vários outros.

Os processos foram instaurados no âmbito do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Senacon. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasServiçosEmpresas americanasVivo3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularMontadorasEmpresas italianasTIMGM – General MotorsMinistério da Justiça e Segurança PúblicaProcessos judiciais

Mais de Negócios

St. Paul's, aos 100: a escola britânica de São Paulo que decidiu ampliar horizontes

'A loja física não morreu, só está mal usada', diz sócio de rede de R$ 1,8 bi com 350 lojas

Com R$ 13 milhões, universidade ganha distrito de inovação que transforma 75% do aluguel em pesquisa

Ela viu que os filhos escolhem o passeio da família. Hoje fatura milhões com diversão em shoppings