Dell lança programa para startups e reforça aposta nas pequenas empresas

Só no ano passado, segmento de pequenas empresas teve crescimento de 38,9% nas vendas da Dell. Próximo passado é se aproximar das startups
Luciane Dalmolin, diretora de Vendas para Pequenas Empresas na Dell: empresas já tem 51,8% do mercado das pequenas (Dell/Divulgação)
Luciane Dalmolin, diretora de Vendas para Pequenas Empresas na Dell: empresas já tem 51,8% do mercado das pequenas (Dell/Divulgação)
L
Luciana Lima

Publicado em 04/05/2022 às 13:38.

Última atualização em 04/05/2022 às 16:34.

A Dell anunciou hoje, 4, que está lançando um programa de aproximação com as startups. Batizado de Dell for Startups, a iniciativa começou nos Estados Unidos e o Brasil é o segundo país receber o projeto.

Voltado para startups em diferentes estágios, quem participar do programa terá acesso a diversos benefícios como conteúdos e webinars, cupons de descontos, pagamentos diferenciados e acesso a consultores especializados da Dell.

VEJA TAMBÉM:

South Summit Brasil: festival inaugura nova era para eventos de inovação

B4A: beautytech capta R$ 30 mi com plataforma e caixinhas de cosméticos

Fora isso, algumas das startups inscritas também poderão participar de concursos de pitchs patrocinados pela Dell e concorrer a premiações em dinheiro.

"O nosso foco é fazer uma conexão com as startups desde o início, quando elas ainda não possuem sequer faturamento. Queremos estar presentes nesse momento em que elas precisam começar a investir em tecnologia e, muitas vezes, não possuem tantos recursos", diz Luciane Dalmolin, diretora de Vendas para Pequenas Empresas na Dell. 

Foco nas pequenas

A aproximação com as startups conversa com a estratégia da Dell voltada para pequenas empresas. "Desde sempre temos uma área dedicada a entender as necessidades dos pequenos negócios, mas nos últimos cinco anos aceleramos os investimentos para esse público", diz Dalmolin. 

Entre os projetos que foram reforçados está o Dell Expert Network, que existe há dez anos conecta consultores de tecnologia certificados pela Dell e pequenas empresas. Nos últimos cinco anos, a base de parceiros dobrou de tamanho, atingindo 5 mil consultores cadastrados.

Fora isso, a companhia também desenvolveu uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino, que conta com 2.656 afiliadas e se aproximou de associações de pequenos negócios.

Essa estratégia já rendeu frutos. De acordo com dados da consultoria IDC, no último trimestre de 2021 a Dell registrou crescimento de 23,8% nas vendas de computadores em relação ao mesmo período do ano anterior.

O destaque foi, justamente, o segmento de pequenas empresas que registrou crescimento de 38,9% em relação à 2020. Desse jeito, a Dell já responde por mais da metade das unidades comercializadas no país, com 51,8% do mercado.

"Percebemos que, embora promissor, o mercado para as pequenas empresas era muito carente. Dizemos que somos o berço, criamos um relacionamento com as empresas desde o início para, quando elas estiverem grandes, elas serem atendidas pela nossa área de médias e grandes", finaliza Dalmolin.