Mundo

Vulcão entra em erupção em ilha da Itália e um turista morre

A erupção iniciou incêndios na pequena ilha do Mediterrâneo, situada ao norte da Sicília

Itália: Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932 (Gernot Werner Gruber/Reuters)

Itália: Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932 (Gernot Werner Gruber/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2019 às 15h23.

Roma — Um vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção nesta quarta-feira, lançando lava em uma forte explosão, matando uma pessoa e envolvendo o popular destino turístico em fumaça e cinzas, disse o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

Serviços de resgate disseram que a erupção desencadeou incêndios do lado ocidental da pequena ilha do Mediterrâneo, situada ao norte da Sicília. Bombeiros de localidades próximas estavam sendo convocados, e um avião já estava em ação.

A pessoa que morreu, que seria um turista, foi atingida por pedras durante uma caminhada, de acordo com um agente de resgate. Uma segunda pessoa ficou ferida.

"Vimos a explosão do hotel. Houve um barulho alto", disse Michela Favorito, que trabalha em um hotel próximo de Fico Grande, do lado leste da ilha."Tapamos os ouvidos, e depois disso uma nuvem de cinzas caiu sobre nós. O céu todo está cheio de cinzas, uma nuvem bem grande", disse ela à Reuters.

Fiona Carter, turista britânica presente na ilha de Panarea, a cerca de 27 quilômetros de Stromboli, também ouviu o estrondo. "Viramos e vimos uma nuvem vindo de Stromboli. Todos ficaram chocados. Depois uma lava incandescente começou a descer pela montanha na direção do pequeno vilarejo de Ginostra", disse ela à Reuters.

"A nuvem aumentou, branca e cinza. Ela envolveu Ginostra, e agora cobriu Stromboli totalmente. Vários barcos partiram para Stromboli", acrescentou.

É comum turistas escalarem o pico de 924 metros do vulcão e observar sua cratera, de onde pequenas rajadas de rocha derretida irrompem com frequência. Não ficou claro se havia alguém na cratera no momento da explosão mais recente. Segundo o site geology.com, Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932.

Acompanhe tudo sobre:ItáliaMortesVulcões

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil