Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.
O presidente americano, Donald Trump, concedeu nesta quarta-feira, 20, perdão presidencial a 73 pessoas. Com a posse de Joe Biden marcada para a tarde de hoje, uma das grandes expectativas pelas horas finais de Trump era descobrir qual seria sua lista de perdoados -- e se ela incluiria ele próprio, que vive um processo de impeachment no Congresso e pode sofrer outras acusações.
Trump não se incluiu na lista do indulto. Caso o presidente tivesse se incluído no perdão presidencial, o caso seria algo inédito nos mais de 240 anos de democracia americana.
É comum que presidentes concedam perdões no fim do governo. Com o perdão presidencial, os perdoados não podem mais ser condenados por crimes federais cometidos anteriormente ao indulto.
O indulto de Trump inclui nomes como o criador do site de extrema-direita Breitbart, Steve Bannon, que foi grande apoiador e mentor de Trump nas campanhas presidenciais, sobretudo em 2016, e ex-estrategista no começo do mandato. Bannon é um dos principais nomes da comunicação de extrema-direita no mundo, e visto como um dos inventores de estratégias de notícias falsas virtuais.
Mas seus principais problemas com a Justiça americana residem em um caso de fraude em doações online, em que Bannon e outras pessoas pediram dinheiro a apoiadores para construir o famoso muro americano na fronteira americana com o México -- o dinheiro, contudo, não foi doado ao governo americano ou usado para esse fim, segundo a Justiça.
Ao todo, as fraudes teriam chegado a 25 milhões de dólares. Só Bannon teria recebido mais de 1 milhão de dólares, segundo a Justiça, o que o levou à prisão em agosto do ano passado.
Segundo a Bloomberg, Bannon não estava na lista de perdoados até o último minuto, quando ele e o presidente se falaram nesta terça-feira. Muito próximo a Trump em 2016, Bannon e o presidente terminaram rompendo no começo do mandato -- ainda assim, na campanha de 2020 contra Biden, o Breitbart seguiu apoiando a vitória de Trump.
Além de Bannon, a lista de indultos de Trump incluem ainda algumas celebridades, congressistas e outros aliados, como o rapper Lil Wayne (cujo nome verdadeiro é Dwayne Carter), o ex-deputado americano Rick Renzi (que passou três anos na prisão por lavagem de dinheiro, corrupção e outras acusações) e o empresário Sholam Weiss (condenado a nada menos que 835 anos de prisão por uma fraude em seguros).
Para o mundo empresarial, um perdão relevante foi a Anthony Levandowski, ex-engenheiro do Google acusado de roubar tecnologia de carros autônomos da empresa quando foi contratado pela Uber. A Justiça condenou Levandowski a 18 meses de prisão no ano passado, e o caso é até hoje um dos mais conhecidos no Vale do Silício.
Sobre Trump não se incluir nos perdões, um relato do jornalista John Roberts, correspondente na Casa Branca pela emissora de TV americana Fox News, já havia rechaçado a possibilidade nesta semana. Segundo as fontes, ao se autoperdoar, Trump assumiria ter culpa – algo que o presidente americano até agora nega.
Veja tudo sobre a posse de Joe Biden nos EUA
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Biden e Kamala tomam posse em evento sem Trump
-
1. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
1/17 O presidente eleito Joe Biden, sua esposa Jill Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris chegam antes da posse de Biden, em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Mike Segar/Reuters)
O presidente eleito Joe Biden, sua esposa Jill Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris chegam antes da posse de Biden, em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Mike Segar
-
2. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
2/17 O ex-presidente dos EUA Bill Clinton e sua esposa Hillary Clinton chegam antes da posse de Joe Biden como o 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Jonathan Ernst/Reuters)
O ex-presidente dos EUA Bill Clinton e sua esposa Hillary Clinton chegam antes da posse de Joe Biden como o 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Jonathan Ernst
-
3. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
3/17 O ex-presidente dos EUA George W. Bush chega antes da posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Brendan Mcdermid/Reuters)
O ex-presidente dos EUA George W. Bush chega antes da posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Brendan Mcdermid
-
4. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
4/17 O vice-presidente americano Mike Pence e sua esposa Karen Pence chegam antes da posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Brendan McDermid/Reuters)
O vice-presidente americano Mike Pence e sua esposa Karen Pence chegam antes da posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Brendan McDermid
-
5. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
5/17 A vice-presidente eleita Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff chegam para a posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Kevin Lamarque/Reuters)
A vice-presidente eleita Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff chegam para a posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Kevin Lamarque
-
6. 2021-01-20T145958Z_215191063_HP1EH1K15NY0M_RTRMADP_3_USA-BIDEN-INAUGURATION (1) (1)
zoom_out_map
6/17 Capitólio pronto para a posse de Joe Biden e Kamala Harris: cerimônia tem menos convidados e segurança reforçada (Jim Bourg/Reuters)
-
7. Joe Biden Sworn In As 46th President Of The United States At U.S. Capitol Inauguration Ceremony
zoom_out_map
7/17 WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: Lady Gaga chega para cantar o Hino Nacional na inauguração do Presidente eleito dos EUA Joe Biden na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2021 em Washington, DC. Durante a cerimônia de posse de hoje, Joe Biden se torna o 46º presidente dos Estados Unidos. (Rob Carr/Getty Images)
WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: Lady Gaga chega para cantar o Hino Nacional na inauguração do Presidente eleito dos EUA Joe Biden na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2021 em Washington, DC. Durante a cerimônia de inauguração de hoje, Joe Biden se torna o 46º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Rob Carr / Getty Images)
-
8. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
8/17 Kamala Harris e Joe Biden chegam para a posse nesta quarta-feira: cerimônia tem menos convidados e segurança reforçada (Mike Segar/Reuters)
President-elect Joe Biden, his wife Jill Biden, Vice President-elect Kamala Harris and her husband Doug Emhoff salute as they arrive ahead of the inauguration of Biden, in Washington, U.S., January 20, 2021. REUTERS/Mike Segar
-
9. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
9/17 Lady Gaga e o vice-presidente dos EUA Mike Pence durante o Hino Nacional durante a posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2021. (Brendan McDermid/Reuters)
Lady Gaga e o vice-presidente dos EUA Mike Pence durante o Hino Nacional durante a posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Brendan McDermid
-
10. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
10/17 Lady Gaga canta o Hino Nacional durante a posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2021. (Brendan McDermid/Reuters)
Lady Gaga canta o Hino Nacional durante a posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Brendan McDermid
-
11. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
11/17 A cantora Lady Gaga é saudada pelo presidente eleito Joe Biden durante a posse de Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Jonathan Ernst/Reuters)
A cantora Lady Gaga é saudada pelo presidente eleito Joe Biden durante a posse de Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Jonathan Ernst
-
12. Joe Biden Sworn In As 46th President Of The United States At U.S. Capitol Inauguration Ceremony
zoom_out_map
12/17 WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: Lady Gaga chega para cantar o Hino Nacional na inauguração do Presidente eleito dos EUA Joe Biden na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2021 em Washington, DC. Durante a cerimônia de posse de hoje, Joe Biden se torna o 46º presidente dos Estados Unidos. (Win McNamee/Getty Images)
WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: Lady Gaga chega para cantar o Hino Nacional na inauguração do Presidente eleito dos EUA Joe Biden na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2021 em Washington, DC. Durante a cerimônia de inauguração de hoje, Joe Biden se torna o 46º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Win McNamee / Getty Images)
-
13. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
13/17 O senador norte-americano Roy Blunt (R-MO) fala durante a posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2021. (Kevin Lamarque/Reuters)
O senador norte-americano Roy Blunt (R-MO) fala durante a posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Kevin Lamarque
-
14. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
14/17 Kamala Harris presta juramento como vice-presidente dos EUA durante a posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Brendan Mcdermid/Reuters)
Kamala Harris presta juramento como vice-presidente dos EUA durante a posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Brendan Mcdermid
-
15. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
15/17 Kamala Harris é empossada como vice-presidente dos EUA, já que seu esposo Doug Emhoff detém uma bíblia durante a posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Kevin Lamarque/Reuters)
Kamala Harris é empossada como vice-presidente dos EUA, já que seu esposo Doug Emhoff detém uma bíblia durante a posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Kevin Lamarque
-
16. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
16/17 O presidente eleito dos EUA, Joe Biden e sua família, ouvem o padre Leo J. O'Donovan fazer a invocação durante a posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro , 2021. (Kevin Lamarque/Reuters)
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden e sua família, ouvem o padre Leo J. O'Donovan fazer a invocação durante a posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro , 2021. REUTERS / Kevin Lamarque
-
17. Inauguration of Joe Biden as the 46th President of the United States
zoom_out_map
17/17 Joe Biden toma posse como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. (Kevin Lamarque/Reuters)
Joe Biden toma posse como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021. REUTERS / Kevin Lamarque