Mundo

"Trem nazista" pode estar minado, alerta governo polonês

O secretário do Ministério da Cultura e Patrimônio acredita que o trem possa conter materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial


	Foto de 1938 mostra Adolf Hitler e Heinrich HImmler: após descoberta de um trem, observou-se crescente atividade de caçadores de tesouro na Polônia
 (Hulton Archive/Getty Images)

Foto de 1938 mostra Adolf Hitler e Heinrich HImmler: após descoberta de um trem, observou-se crescente atividade de caçadores de tesouro na Polônia (Hulton Archive/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2015 às 13h43.

O governo polonês alertou nesta quinta-feira os caçadores de tesouros que o suposto "trem nazista", recentemente descoberto no sudoeste do país pode estar minado.

"Neste trem, cuja existência estou convencido, podem haver materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial. É provável que o trem esteja minado", escreveu em um comunicado o curador geral de monumentos, Piotr Zuchowski, secretário de Estado no ministério da Cultura e Patrimônio.

"Após a publicação de informações sobre a descoberta de um 'trem de ouro' na região de Walbrzych, observa-se uma atividade crescente de caçadores de tesouros. Exorto a todos que parem de procurar até o final do procedimento formal para garantir a segurança desta descoberta", acrescentou.

Um dia antes, o vice-prefeito de Walbrzych, Zygmunt Nowaczyk, declarou à imprensa que este alegado "trem nazista" - que teria sido descoberto recentemente por um polonês e um alemão, revivendo a lenda de trens carregados de ouro e joias - estava nesta cidade no sudoeste da Polônia.

Ele disse que sua localização exata permanece secreta.

O assessor jurídico dos descobridores que desejam permanecer anônimos, Jaroslaw Chmielewski, afirmou que seus clientes informaram oficialmente as autoridades e "descreveram os parâmetros de sua descoberta", que seria um trem blindado de 120 a 150 metros.

Muitas lendas sobre túneis subterrâneos secretos próximos de Walbrzych, onde haveria tesouros escondidos do Terceiro Reich, baseiam-se na história de um enorme edifício nazista, com ramificações subterrâneas, conhecido pelo nome de Riese (Giant).

Estas instalações deveriam acomodar a produção de armas estratégicas alemães, longe dos bombardeios aliados.

Parte destas galerias subterrâneas estão abertas aos turistas, mas os caçadores de tesouros esperam encontrar outras.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGuerrasNazismoPolônia

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips