Rússia e China selarão acordo de aliança militar

Xi Jinping e Vladimir Putin se encontrarão em Moscou nesta segunda e na terça-feira para manter conversas de alinhamento

Os chefes de estado de China e Rússia vão selar um acordo de cooperação militar entre seus dois países. Em Moscou, Xi Jinping e Vladimir Putin se encontram nesta segunda e na terça-feira, em conversas de alinhamento. No último dia 29, os dois países anunciaram que assinaram um acordo de cooperação militar para o período 2017-2020.

O plano simboliza uma parceria estratégia de alto nível, com troca de conhecimentos e tecnologia, na intenção de firmar a confiança mútua e promover a segurança e a estabilidade regionais. O plano está assinado desde o dia 7 de junho, quando os ministros de defesa dos dois países se conheceram durante evento em Xangai.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete  e comece o dia bem informado:

As afinidades também são compartilhadas no nível presidencial, e os dois chefes de estado alimentam uma antiga amizade. Em maio, Putin visitou a casa do presidente chinês para um encontro bilateral, e chegou a tocar uma canção da era soviética no piano. Em junho do ano passado, em reunião repleta de anúncios de investimentos, Putin chegou a afirmar que gostaria que os dois países fossem “amigos para sempre”.

Os dois países começaram a estreitar as relações logo após a queda da União Soviética, em 1991, e possuem uma aliança de cooperação mais firme há 16 anos. No nível militar, os dois países se uniram em abril para criticar, junto às Nações Unidas, a atuação dos Estados Unidos na fronteira com a Coreia do Norte. Interesses comuns não vão faltar nesses dois dias de conversa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.