Mundo

PSDB é legenda com mais governos estaduais

Tucanos foram eleitos em oito estados este ano; em 2006, partido elegeu seis governadores

Eduardo Campos (PSB-PE), governador mais bem votado do Brasil, pode ser candidato a presidente em 2014, diz especialista (Marcelo Jorge Loureiro/Contigo)

Eduardo Campos (PSB-PE), governador mais bem votado do Brasil, pode ser candidato a presidente em 2014, diz especialista (Marcelo Jorge Loureiro/Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2010 às 22h02.

Brasília - Apesar da terceira derrota seguida na corrida presidencial, o PSDB lidera no número de governadores eleitos em todo o país. A legenda conseguiu vencer a corrida pelo governo em oito estados nessas eleições, sendo o partido que mais goleou no poder dos estados. Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Goiás, Pará e Roraima elegeram tucanos para ocupar as cadeiras de governador. Em 2006, seis estados escolheram tucanos para o governo estadual - Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima, Tocantins e São Paulo.

Em segundo lugar, aparece o PSB, que, nestas eleições, conseguiu dobrar o número de governadores eleitos em 2006. No pleito anterior, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco apostaram em candidatos do pequeno partido; desta vez, Ceará e Pernambuco reelegeram os governadores eleitos em 2006 e Espírito Santo, Amapá, Paraíba e Piauí optaram pela legenda.

Para o cientista político da Arko Advice, Cristiano Noronha, o PSB é uma das pequenas legendas que se tornaram médias e devem querer mais espaço e crescer ainda mais no novo governo do PT. "Eduardo Campos, de Pernambuco, por exemplo, foi o governador eleito mais bem votado (com 82,84% dos votos), ele optou por apoiar desde o começo a candidata do presidente Lula, em vez de dar apoio à candidatura de Ciro Gomes de seu partido. Campos pode ser um nome para uma futura candidatura em 2014 ou 2018", previu o consultor.

O campeão de governadores eleitos da eleição de 2006, o PMDB do vice-presidente eleito, Michel Temer, teve cinco governadores eleitos este ano (Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rondônia) e empatou com o PT da nova presidente Dilma Rousseff, que elegeu governadores em Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul, Acre e no Distrito Federal. O DEM teve dois candidatos ao governo estadual eleitos (Rio Grande do Norte e Santa Catarina) e o PMN elegeu o governador do Amazonas. PPS, PP e PDT não elegeram nenhum candidato aos governos estaduais. Confira na tabela abaixo os resultados comparados dos partidos em 2006 e 2010.

Partido
Eleitos em 2006
Eleitos em 2010
DEM (PFL) 1 2
PDT 2 0
PMDB 7 5
PMN 0 1
PP 1 0
PPS 2 0
PSB 3 6
PSDB 6 8
PT 5 5
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesMDB – Movimento Democrático BrasileiroOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Mais na Exame