Mundo

PIB na Europa: a Alemanha e os outros

Esta sexta-feira será dia de saber a quantas anda o PIB da economia mais forte da Europa, a Alemanha, e também de algumas das mais frágeis, como Portugal, Grécia e Itália. A Alemanha deve manter a toada, e descer 0,5% no trimestre. As boas notícias do dia devem parar por aí. Os alemães se mantêm […]

ANGELA MERKEL, DA ALEMANHA: país deve anunciar expansão de 0,5% no trimestre / Hannibal Hanschke

ANGELA MERKEL, DA ALEMANHA: país deve anunciar expansão de 0,5% no trimestre / Hannibal Hanschke

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2016 às 06h39.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h02.

Esta sexta-feira será dia de saber a quantas anda o PIB da economia mais forte da Europa, a Alemanha, e também de algumas das mais frágeis, como Portugal, Grécia e Itália. A Alemanha deve manter a toada, e descer 0,5% no trimestre. As boas notícias do dia devem parar por aí.

Os alemães se mantêm com desemprego baixo e o consumo em alta. Enquanto isso, Grécia e Portugal brigam para não serem multadas, por não conseguir bater suas metas orçamentárias. O Banco Central português espera uma alta de 0,2% para o trimestre. Nos últimos seis anos, o país perdeu 15 bilhões de euros em investimentos.

A economia grega segue em busca de salvação. O PIB já é quase 40% menor do que era antes da crise e a queda deve ser de 0,4% no trimestre. Na Itália, há sinais de vida. Depois de ter passado três anos em recessão, país cresceu 0,8% no ano passado. A alta do primeiro trimestre deve ficar em 0,3%.

Entre Alemanhas e Gréicas, a União Europeia deve fechar o ano com alta de 1,6%. Para impulsionar o bloco, a Alemanha se dispôs a investir 50 bilhões de euros em privatizações na Grécia. Seria apenas um paliativo. Desde 2008, os europeus se endividam, patinam na crise e crescem menos que qualquer outra região do mundo. Na ausência de um plano claro de requerimento e de respostas conjuntas à crise dos imigrantes, os debates sobre o que fazer devem continuar sendo a tônica no bloco.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mundo

Governo dos EUA emite alerta para 'saída imediata' de americanos do Irã

Casa Branca nega que ordem para investigar Powell partiu de Trump

Trump diz que vai impor tarifa de 25% a qualquer país que faça negócios com o Irã

Governo dos EUA revogou mais de 100 mil vistos desde o retorno de Trump à presidência