Mundo

Papa Francisco deixa de usar máscara de oxigênio, anuncia Vaticano

Pontífice de 88 anos está 'melhorando' após mais de um mês hospitalizado

Papa Francisco: pontífice enfrenta graves problemas de saúde e situação preocupa os católicos no mundo inteiro (Andreas SOLARO/AFP)

Papa Francisco: pontífice enfrenta graves problemas de saúde e situação preocupa os católicos no mundo inteiro (Andreas SOLARO/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 19 de março de 2025 às 18h43.

Tudo sobrePapa Francisco
Saiba mais

O papa Francisco deixou de utilizar uma máscara de oxigênio, anunciou o Vaticano nesta quarta-feira, 19, acrescentando que as condições clínicas do pontífice, de 88 anos, estão "melhorando" após mais de um mês hospitalizado.

O jesuíta argentino está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro por causa de uma pneumonia em ambos os pulmões. No entanto, a Santa Sé informou sobre recentes progressos após um período crítico marcado por crises respiratórias que chegaram a gerar preocupações sobre sua vida.

"As condições clínicas do Santo Padre continuam melhorando", afirmou o Vaticano em um boletim médico, que agora é publicado esporadicamente, em vez de diariamente, devido à melhora do pontífice.

"A ventilação mecânica não invasiva foi suspensa e também houve uma redução na necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo", indicou o informe, acrescentando que há avanços na fisioterapia motora e respiratória do papa.

Após uma série de crises respiratórias, a respiração de Francisco apresentou melhora na última semana, e o Vaticano declarou na segunda-feira que ele estava passando "breves momentos" sem necessidade de oxigênio suplementar.

Durante o dia, ele ainda utiliza uma cânula nasal para receber oxigênio de alto fluxo, mas os médicos estão reduzindo essa necessidade gradualmente.

Até esta semana, Francisco vinha utilizando uma máscara de oxigênio, mas na terça-feira o Vaticano informou que, pela primeira vez, ele conseguiu ficar sem ela. Francisco é propenso a doenças respiratórias e, na juventude, teve parte de um pulmão removido.

Apesar da recente melhora, a Santa Sé ainda não divulgou quando o papa poderá receber alta. No fim de semana, o Vaticano informou que ele ainda precisa continuar recebendo tratamentos no hospital.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoIgreja Católica

Mais de Mundo

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira

Número de mortes em Vancouver sobe para 11, e polícia cita problemas mentais de motorista

Explosão em porto no Irã gera revolta em meio a suspeita de que carga militar iniciou incêndio