Mundo

Obama se reúne com presidente chinês em junho nos EUA

Os dois líderes provavelmente irão discutir caminhos para pressionar a Coreia do Norte a desistir de seu programa de armas nucleares

Os Estados Unidos têm preocupações com ciberataques que, segundo autoridades, têm origem na China (REUTERS/Larry Downing)

Os Estados Unidos têm preocupações com ciberataques que, segundo autoridades, têm origem na China (REUTERS/Larry Downing)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 22h22.

Washington - O presidente norte-americano, Barack Obama, e seu colega chinês, Xi Jinping, terão a sua primeira reunião desde que Xi se tornou presidente, em março, durante uma cúpula em 6 e 7 de junho em Rancho Mirage, na Califórnia, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira.

Os dois líderes provavelmente irão discutir caminhos para pressionar a Coreia do Norte a desistir de seu programa de armas nucleares após um período de retórica belicosa e ameaças de Pyongyang.

Os Estados Unidos têm preocupações com ciberataques que, segundo autoridades, têm origem na China. Washington também gostaria que a China permitisse a valorização de sua moeda em relação ao dólar para melhorar o comércio norte-americano.

As preocupações norte-americanas com as tensões no Mar do Sul da China devido a reivindicações territoriais também devem fazer parte da agenda de discussões.

"O presidente Obama e o presidente Xi manterão discussões profundas sobre uma ampla gama de assuntos bilaterais, regionais e globais", afirmou a Casa Branca em comunicado.

"Eles vão analisar os progressos e desafios nas relações EUA-China ao longo dos últimos quatro anos e discutir formas de reforçar a cooperação, lidando de forma construtiva com as nossas diferenças, nos próximos anos", disse.

O fato de que eles dedicarão dois dias para a reunião demonstra a intenção dos dois líderes de construir um relacionamento mais próximo.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon, viajará a Pequim para se encontrar com autoridades chinesas entre 26 e 28 maio a fim de preparar a visita de Xi.

Xi também visitará México, Trinidad e Tobago e Costa Rica, de acordo com a agência de notícias Xinhua, que citou uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)ChinaBarack Obama

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal