Mundo

Obama deixa Austrália com mala recheada de presentes inusitados

Um seguro de vida contra ataques de crocodilo e um chapéu típico dos criadores de gado australianos estão entre as lembranças de viagem do presidente americano

Obama: 'eecebi o presente mais original que um presidente poderia ganhar: um seguro contra crocodilos. Minha esposa, Michele, vai ficar aliviada' (Saul Loeb/AFP)

Obama: 'eecebi o presente mais original que um presidente poderia ganhar: um seguro contra crocodilos. Minha esposa, Michele, vai ficar aliviada' (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 08h55.

Sydney - O presidente americano, Barack Obama, deixou a Austrália levando uma mala carregada de presentes curiosos para sua família, como um seguro de vida contra ataques de crocodilo, um chapéu típico dos criadores de gado australianos e um novo linguajar repleto de gírias 'aussie'.

Em uma jogada de marketing de uma seguradora local, o governo estadual do Território Norte presenteou nesta quinta Obama com uma apólice contra ataques de crocodilos no valor de US$ 51 mil, caso ele tropece em algum destes animais muito presentes no norte do país, espécie protegida pela legislação desde 1971.

'Recebi o presente mais original que um presidente poderia ganhar: um seguro contra crocodilos. Minha esposa, Michele, vai ficar aliviada', disse Obama ao dirigir-se a centenas de soldados australianos e americanos na cidade de Darwin, relatou a rádio 'ABC'.

Obama ganhou para suas filhas, Malia e Sasha, dois pares de botas de pele de ovelha, que estão na moda entre os jovens, cangurus e coalas de pelúcia, os animais mais populares da Austrália, um DVD do filme 'Red Dog' e duas caixas de biscoitos de chocolate Tim Tam, muito apreciados pela cultura 'aussie', como os australianos chamam a si mesmos.

Para ele, o presidente leva um típico chapéu Akubra, usado pelos pecuaristas australianos, uma fotografia histórica da assinatura do tratado de defesa entre Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, em 1951, e obras de autores australianos vencedores de prêmios de literatura Miles Franklin, como Kim Scott, Peter Temple e Tim Winton.

Durante visita oficial de dois dias, Obama agradou aos anfitriões, ao usar em seus discursos expressões típicas do país.

Obama chegou há pouco à Indonésia, onde terá encontros com mandatários da região e vai participar do Fórum da Ásia Oriental. 

Acompanhe tudo sobre:AustráliaBarack ObamaEstados Unidos (EUA)FamíliaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal