Nova variante do mpox é detectada na Alemanha
Na última semana, União Africana afirmou que foram registradas cerca de 1,1 mil mortes e 42.438 infecções desde o início do surto em seus 18 Estados-membros
Agência de Notícias
Publicado em 22 de outubro de 2024 às 12h36.
Última atualização em 22 de outubro de 2024 às 13h03.
Um caso da nova variante do vírus mpox (anteriormente conhecido como varíola dos macacos) foi detectado na Alemanha em um paciente que viajou para o exterior, informou nesta terça-feira o Instituto Robert Koch (RKI, na sigla em inglês).
“Em 18 de outubro de 2024, foi detectada na Alemanha uma infecção pela nova variante 1b adquirida no exterior”, afirmou a instituição em seu site, referindo-se ao novo tipo de vírus mpox.
O RKI acrescentou que continuará seu trabalho para acompanhar de perto a situação e que neste momento o risco para a saúde da grande maioria da população na Alemanha é “reduzido”.
No mês de agosto, a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) declarou o atual surto de mpox na África Central, causado pela nova e mais letal variante, como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
Na semana passada, o órgão de saúde da União Africana (UA) informou que, até à data, foram registradas cerca de 1,1 mil mortes e 42.438 infecções desde o início do surto em seus 18 Estados-membros.
O primeiro caso fora da África no atual surto de mpox foi detectado em meados de agosto na Suécia, seguido por outros em países como Índia e Marrocos.
A primeira variante mpox, menos letal, foi detectada pela primeira vez na Alemanha em maio de 2022 e, desde então, o RKI registrou aproximadamente 3,7 mil casos, nenhum deles fatal.
De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), até 10 de outubro, foram registrados 28.176 casos da primeira variante mpox na Europa.