Mubarak pode estar doente, diz embaixador egípcio

Embaixador do país nos EUA não confirmou o que teria ocorrido com o ex-ditador, mas disse acreditar que ele passe por problemas de saúde

Washington - O ex-presidente egípcio, Hosni Mubarak, pode estar doente, segundo declarou nesta segunda-feira o embaixador do Egito perante a Casa Branca, Sameh Shoukry.

"Possivelmente sua saúde tenha algum tipo de deterioração", disse Shoukry em declarações ao programa "The Today Show" do canal de televisão "NBC".

No entanto, perante os rumores que Mubarak poderia ter sofrido um derrame cerebral, o embaixador disse que oficialmente não recebeu nenhum comunicado sobre seu estado de saúde.

"Desde um ponto de vista oficial, não tive nenhuma informação relacionada com a saúde do ex-presidente. Estou seguindo os rumores e as informações da imprensa", assinalou.

No entanto, declarou que "algum tipo de comunicação recebida a título pessoal indica que, possivelmente, sua saúde sofra algum tipo de deterioração", acrescentou o embaixador que não quis especificar que informação tinha recebido para evitar especulações.

Mubarak, que renunciou na sexta-feira passada após semanas de protestos contra o Governo nas principais cidades do Egito, tem 82 anos.

A emissora de rádio americana "NPR" lembrou nesta segunda-feira, por sua parte, que a revista alemã "Der Spiegel" informou na semana passada que Mubarak poderia viajar para a Alemanha com o objetivo de receber tratamento médico como parte de uma "saída digna" do Egito.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.