Mundo

Meta inicial de vacinação de crianças contra poliomielite em Gaza foi superada, diz OMS

Nos primeiros dois dias dessa campanha em larga escala, mais de 161.000 crianças receberam uma dose inicial

Trabalhador de saúde administra vacina da poliomielite em um menino em Zawayda, centro da Faixa de Gaza, em 1º de setembro de 2024 (AFP)

Trabalhador de saúde administra vacina da poliomielite em um menino em Zawayda, centro da Faixa de Gaza, em 1º de setembro de 2024 (AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de setembro de 2024 às 14h56.

Tudo sobreGuerras
Saiba mais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta terça-feira, 3, que alcançou mais crianças do que o esperado no início de uma campanha de vacinação emergencial contra a poliomielite na Faixa de Gaza.

Nos primeiros dois dias dessa campanha em larga escala, mais de 161.000 crianças receberam uma dose inicial, disse Rik Peeperkorn, representante da OMS para os territórios palestinos.

O objetivo é vacinar completamente mais de 640 mil crianças no território sitiado, devastado por quase 11 meses de guerra. A poliomielite pode causar deformidades, paralisia e, em alguns casos, a morte.

Peeperkorn ressaltou que era crucial alcançar pelo menos 90% de cobertura para evitar a propagação da doença tanto dentro das fronteiras de Gaza quanto além.

A campanha começou na parte central da Faixa, onde a OMS inicialmente esperava vacinar 156.500 crianças menores de 10 anos.

Segundo Peeperkorn, a campanha de vacinação se deslocará para o sul de Gaza na quinta-feira, com o objetivo de imunizar cerca de 340.000 crianças lá.

Em seguida, seguirá para o norte da Faixa, onde cerca de 150.000 crianças serão vacinadas.

Embora as vacinações contra a poliomielite sejam mais eficazes em campanhas de porta em porta, Peeperkorn explicou que isso é impossível em Gaza, já que “restam muito poucas casas e as pessoas estão espalhadas”.

Acompanhe tudo sobre:OMS (Organização Mundial da Saúde)PoliomieliteFaixa de GazaGuerrasVacinasConflito árabe-israelenseIsraelHamas

Mais de Mundo

EUA, UE e nove países latino-americanos rejeitam mandado de prisão contra opositor na Venezuela

China inicia investigação sobre importações de canola do Canadá em resposta a tarifas de elétricos

Opositor de Maduro, González vai de casa em casa para se proteger na Venezuela, diz seu advogado

Controlador de tráfego aéreo é encontrado dormindo em aeroporto na Austrália

Mais na Exame