Mundo

Kerry terá reuniões com Netanyahu e Abbas

A imprensa italiana assinalou que Kerry anunciará a concessão de uma nova ajuda de US$ 100 milhões para assistência humanitária aos refugiados sírios


	Secretário de estado dos Estados Unidos, John Kerry: Kerry está na capital italiana em viagem oficial para se encontrar com membros do recém-formado Governo de Enrico Letta.
 (Gary Cameron/Reuters)

Secretário de estado dos Estados Unidos, John Kerry: Kerry está na capital italiana em viagem oficial para se encontrar com membros do recém-formado Governo de Enrico Letta. (Gary Cameron/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 16h45.

Roma - O secretário de Estado americano, John Kerry, anunciou nesta quarta-feira em Roma que se reunirá novamente com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, nos dias 21 e 22 de maio.

Kerry, que está na capital italiana em viagem oficial para se encontrar com membros do recém-formado Governo de Enrico Letta, aproveitou também para reunir-se com a ministra da Justiça israelense, Tzipi Livni, e o das Relações Exteriores jordaniano, Nasser Judeh, dentro de suas consultas para traçar um plano de paz no Oriente Médio.

Kerry explicou, antes do encontro com Livni, que sua reunião é "uma continuação" das consultas realizadas com esse fim e lembrou o recente encontro que os dois mantiveram em Washington no início deste mês, segundo informou o Departamento de Estado americano.

O chefe da diplomacia americana se referiu, além disso, à recente proposta da Liga Árabe, anunciada pelo primeiro-ministro do Catar, xeque Hamad bin Jassim Al Thani, e que adota a princípio a troca de territórios.

"Querem seguir adiante e estão interessados nas consultas em curso. Teremos essas consultas com um propósito, não queremos ter encontros pelo mero feito de nos reunirmos", afirmou.

Livni, por sua vez, agradeceu a Kerry os esforços que o secretário americano está realizando.

"Acredito que o que está fazendo aqui criará esperança na região, porque alguns de nós perdemos a esperança. E isso é algo de que realmente necessitamos, não só como uma ideia vaga, mas como algo concreto", avaliou.

Por outro lado, a imprensa italiana assinalou que Kerry anunciará amanhã a concessão de uma nova ajuda de US$ 100 milhões para assistência humanitária e alimentícia aos refugiados sírios.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IsraelPaíses ricosPalestina

Mais de Mundo

Biden diz que cessar-fogo entre Israel e Hezbollah foi pensado para ser permanente

Governo do Canadá diz a Trump para não confundir fronteira do país com a mexicana

Exército da Rússia conquista 235 km quadrados de território da Ucrânia em uma semana

O que é a Área 51 e o que existe lá?