Mundo

Kate Middleton teria esperado férias escolares para anunciar diagnóstico de câncer, diz jornal

Princesa revelou nesta sexta que está em início de processo de quimioterapia

A princesa Kate Middleton, em vídeo que anunciou estar em tratamento (Twitter/Reprodução)

A princesa Kate Middleton, em vídeo que anunciou estar em tratamento (Twitter/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de março de 2024 às 16h07.

Última atualização em 22 de março de 2024 às 16h12.

A princesa de Gales, Kate Middleton, anunciou nesta sexta, 22, que enfrenta um tratamento de câncer, descoberto após uma cirurgia em janeiro.

Em uma mensagem de vídeo, ela disse que uma das razões para a demora no anúncio foi a necessidade de explicar a questão aos filhos da maneira adequada. Kate, 42, é mãe de George, 10, Charlotte, 8 e Louis, 5.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o anúncio teria sido postergado para perto do momento de férias escolares do período da Páscoa, pois neste momento as crianças terão vários dias de folga com a família.

"Levou tempo para se recuperar de uma grande cirurgia de modo a começar meu tratamento. Mas, mais importante, levou tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de um modo que seja apropriado para eles, e para assegurar a eles que eu vou ficar ok", disse Kate no vídeo. A mensagem foi gravada pela BBC na quarta-feira de tarde, no jardim do palácio de Windsor.

Segundo o Palácio de Kensington, residência oficial de Kate e do príncipe William, ela começou o tratamento de quimioterapia no final de fevereiro.

Kate é casada com o príncipe William, filho do rei Charles III e herdeiro do trono britânico. A princesa não aparecia em público desde o começo do ano, o que gerou inúmeros rumores sobre sua saúde.

Os questionamentos sobre a saúde de Kate ganharam força nas últimas semanas, após a divulgação de uma foto dela. Agências de notícias apontaram que a imagem havia sido manipulada digitalmente, e a assessoria dela confirmou depois que haviam sido feitas edições na foto.

"Eu estou bem e ficando mais forte a cada dia ao focar em coisas que me ajudam a me curar", disse Kate no vídeo. A princesa agradeceu ao apoio do público, mas pediu privacidade para seguir o tratamento. No vídeo, não foi revelado que tipo de câncer ela teve.

"A todos que estão encarando essa doença, em qualquer forma, por favor não perca a fé e a esperança. Você não está sozinho", disse, ao fim da mensagem. O vídeo foi gravado na quarta, 20, por uma equipe da BBC.

Em fevereiro, o rei Charles também anunciou que estava com câncer, sem dar detalhes, e que se afastaria de algumas funções do cargo enquanto faz o tratamento.

Acompanhe tudo sobre:Kate MiddletonReino UnidoCâncerRei-Charles-III

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado