Mundo

Irã veta EUA e Israel em evento de posse do novo presidente

Todos os países foram convidados para a posse do presidente eleito do iraniano, Hassan Rohani, exceto os Estados Unidos e Israel


	O presidente eleito do Irã, o clérigo xiita reformista moderado Hassan Rohani: convite para cerimônia de posse não foi feito aos EUA e Israel, um "regime sionista que fundamentalmente não reconhecemos como um país", disse governo iraniano
 (Reuters/Fars News/Seyed Hassan Mousavi)

O presidente eleito do Irã, o clérigo xiita reformista moderado Hassan Rohani: convite para cerimônia de posse não foi feito aos EUA e Israel, um "regime sionista que fundamentalmente não reconhecemos como um país", disse governo iraniano (Reuters/Fars News/Seyed Hassan Mousavi)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 12h04.

Teerã - O Irã convidou todos os países, exceto os Estados Unidos e Israel, para a posse do presidente eleito iraniano, Hassan Rohaní, que acontece no dia 4 de agosto, informou nesta terça-feira o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araqchi.

Em sua habitual entrevista coletiva, Araqchi anunciou que "normalmente os países vizinhos e países que têm estreita amizade participam desta cerimônia, mas nós convidamos todos os países".

"Nosso convite inclui todos os países, exceto os Estados Unidos e certamente o regime sionista que fundamentalmente não reconhecemos como um país", assegurou.

O porta-voz explicou que ainda não haviam confirmado quais países iriam comparecer à cerimônia, que será realizada no Parlamento. "Quando soubermos, anunciaremos os nomes", acrescentou.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã anunciou que "ao nos informarmos de que países vão participar, informaremos os nomes".

Esta é a primeira vez desde a vitória da revolução islâmica em 1979, que o Irã convida governantes estrangeiros para a cerimônia de posse do presidente, nesse caso do moderado Rohaní, que ganhou as eleições de 14 de junho.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)IsraelIrã - País

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã novamente e diz que 'grande força está a caminho'

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas