Mundo

Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataque ao Hezbollah

Ataque é resposta após militares israelenses fazerem ampla operação contra o Hezbollah que matou líderes do grupo

Publicado em 1 de outubro de 2024 às 11h34.

Última atualização em 1 de outubro de 2024 às 14h15.

O Irã disparou mísseis em direção ao território de Israel no começo da noite desta terça-feira, 1, na hora local. Em seguida, sirenes de alerta foram disparadas no país, para orientar a população a buscar abrigo.

O Exército do Irã disse, em comunicado, que lançou mísseis balísticos em direção a Israel em resposta ao assassinato de vários líderes do Hezbollah, realizado por forças israelenses.

Segundo a mídia israelense, mais de cem mísseis teriam sido lançados no ataque. A situação está em andamento e as informações ainda estão sendo confirmadas.

Repórteres do New York Times em Jerusalém e Tel-Aviv disseram terem ouvido explosões. Em Tel-Aviv, há registros de clarões gerados pelo sistema de interceptação de mísseis. O espaço aéreo em Israel foi fechado, e voos com destino ao país estão sendo redirecionados.

Horas antes, uma autoridade da Casa Branca disse que os Estados Unidos estavam se preparando para auxiliar Israel a se defender de  um ataque iminente com mísseis balísticos organizado pelo Irã. O presidente Joe Biden e a vice, Kamala Harris, participarão de uma reunião sobre o tema nesta tarde, em Washington.

Invasão ao Líbano

As Forças de Defesa de Israel (FDI) iniciaram uma operação por terra contra o Hezbollah, no território do Líbano, na madrugada desta terça-feira, 1º (noite de segunda-feira, 30, no horário de Brasília). De acordo com o Exército israelense, os ataques são direcionados somente ao grupo extremista. A invasão acontece apenas alguns dias após Israel matar o líder do grupo armado libanês, Hassan Nasrallah, em uma escalada das tensões regionais.

Em resposta, o Hezbollah anunciou nesta terça-feira que lançou ataques de mísseis contra tropas israelenses em posições dentro de Israel e não fez menção às forças israelenses dentro do Líbano.

A inteligência americana também avalia que o Irã pode lançar drones e mísseis de cruzeiro, como fez no ataque de abril que Israel e seus aliados quase inteiramente impediram.

Mercados

A escalada de conflitos no Oriente Médio causou reação negativa nos mercadosOs rumores provocaram uma onda de aversão ao risco e apostas na alta do petróleo. Bolsas do mundo todo saíram das máximas do dia, enquanto o dólar, que operava em queda em países emergentes, viraram para o campo positivo.

O petróleo brent, negociado em Londres, sobe mais de 2% nesta manhã. O Índice de volatilidade VIX, conhecido como índice do medo, sobe 23,62%, com relatos sobre resposta do Irã, a 20,64 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IsraelHezbollah

Mais de Mundo

Candidatos à vice fazem hoje o que deve ser o último debate da eleição nos EUA; veja como assistir

Cúpula militar de Israel se reúne em meio a ameaça de ataque iminente do Irã

Sobe para 236 o total de mortos no Nepal após piores chuvas em 50 anos

Rússia aumenta orçamento de defesa em 25% e atingindo nível recorde