Mundo

Espanha anuncia imposto temporário sobre grandes fortunas

A ministra das Finanças, Maria Jesús Montero, disse que é um imposto solidário, que 23 mil pessoas pagarão, 0,1% dos contribuintes

Espanha: O governo também planeja aumentar a taxa de imposto de renda de 26% para 27% para renda acima de 200 mil euros (Blazquez Dominguez/Getty Images)

Espanha: O governo também planeja aumentar a taxa de imposto de renda de 26% para 27% para renda acima de 200 mil euros (Blazquez Dominguez/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de setembro de 2022 às 21h14.

O governo de coalizão liderado pelos socialistas da Espanha anunciou nesta quinta-feira que os moradores cuja riqueza ultrapasse 3 milhões de euros (2,9 milhões de dólares) terão que pagar um novo imposto sobre ativos em 2023 e 2024. A ministra das Finanças, Maria Jesús Montero, disse que é um imposto solidário, que 23 mil pessoas pagarão, 0,1% dos contribuintes.

Disse que as pessoas com bens de 3 milhões a 5 milhões de euros pagarão um imposto de 1,7%; aqueles com entre 5 milhões e 10 milhões de euros, 2,1%, e fortunas superiores a 10 milhões, 3 5%. O imposto faz parte de uma série de ajustes previstos para o próximo orçamento que visa aliviar as dificuldades causadas pela inflação galopante e os preços de energia disparados.

O governo também planeja aumentar a taxa de imposto de renda de 26% para 27% para renda acima de 200 mil euros. O imposto sobre ganhos de capital para rendimentos superiores a 300 mil aumentará dois pontos porcentuais para 28%.

O Partido Socialista e seus parceiros de coalizão de esquerda Unidos Podemos concordaram com as medidas, que devem arrecadar 3 1 bilhões de euros nos próximos dois anos. O governo disse que usará esse dinheiro para financiar iniciativas que beneficiem pessoas de baixa renda.

LEIA TAMBÉM: 

Espanha equipara direitos de empregadas domésticas aos dos demais assalariados

Acompanhe tudo sobre:EspanhaImpostosMilionários

Mais de Mundo

Trump considera privatizar o Serviço Postal dos EUA, diz Washington Post

Israel bombardeia armazéns de armas do antigo regime nos arredores de Damasco

Ucrânia diz ter derrubado 58 drones lançados pela Rússia

Líder insurgente sirio diz não querer conflito com Israel e pede intervenção internacional