Arábia Saudita e Síria negociam retomar laços diplomáticos, diz TV
A televisão estatal da Arábia Saudita transmitiu reportagem na quinta-feira citando um funcionário anônimo do Ministério das Relações Exteriores do país, reconhecendo as negociações entre o reino e Damasco
Agência de notícias
Publicado em 24 de março de 2023 às 15h44.
Última atualização em 24 de março de 2023 às 16h12.
A Arábia Saudita está em negociações com a Síria para reabrir sua embaixada na nação devastada pela guerra pela primeira vez em uma década, informou a televisão estatal do reino na noite desta quinta-feira, 23, na mais recente reorganização diplomática na região.
A televisão estatal da Arábia Saudita transmitiu reportagem na quinta citando um funcionário anônimo do Ministério das Relações Exteriores do país, reconhecendo as negociações entre o reino e Damasco.
- Flamengo aparece como favorito à Libertadores nas casas de apostas; veja o ranking
- Luisa Stefani cai na chave de duplas do Masters 1000 de Indian Wells
- Justiça do Rio aprova segundo processo de recuperação judicial da Oi
- Fleury e Hermes Pardini recebem aprovação do Cade para combinação de negócios
- Yduqs prevê Ebitda ajustado até 20% maior no 1º tri, para R$ 480 milhões
- Natura &Co diz que avalia estratégias para a Aesop e que recebeu propostas para venda da marca
"Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores revelou à emissora Al-Ekhbariyah que as discussões em andamento começaram com o Ministério das Relações Exteriores da Síria, comentando o que foi divulgado por alguns meios de comunicação internacionais", disse um âncora no ar. "Estão em andamento discussões entre autoridades do reino e suas contrapartes na Síria sobre a retomada da prestação de serviços consulares."
Negociações recentes
A mídia em língua árabe vinha relatando a possível distensão nos últimos dias, antes do anúncio da TV estatal saudita. O Wall Street Journal , citando autoridades sauditas e sírias que pediram anonimato, atribuiu as negociações para reabrir as embaixadas dos países à mediação da Rússia.
A mídia estatal síria não reconheceu imediatamente as negociações. Funcionários da Arábia Saudita e da Síria ainda não responderam aos pedidos de comentários da reportagem. Fonte: Associated Press.