Apesar da covid, EUA abre 6,5 mil novos restaurantes em setembro
Relatório mostra que o número de novos restaurantes em todo o país ficou apenas 100 unidades abaixo do mesmo período um ano antes
Fabiane Stefano
Publicado em 22 de outubro de 2020 às 13h25.
Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 13h35.
Apesar da pandemia, novos restaurantes continuaram a abrir neste ano em ritmo relativamente rápido nos Estados Unidos, segundodadosdivulgados na quinta-feira. A taxa de aberturas recentes está acima de 2018, 2017 e 2016, de acordo com dados compilados pelo Yelp, que faz reservas online para restaurantes e publica avaliações sobre as empresas.
Em setembro, o número de novos restaurantes em todo o país ficou apenas 100 unidades abaixo do mesmo período um ano antes, segundo o Yelp. Além disso, as inaugurações de restaurantes no último trimestre caíram apenas 10% em relação ao terceiro trimestre de 2019.
Após a forte queda em abril, os restaurantes começaram a se recuperar com aumento mensal de 29% de aberturas de maio a julho, disse o Yelp. Agosto e setembro foram relativamente estáveis, porém, mais de 6.000 novos restaurantes foram abertos em cada um desses meses, de acordo com o relatório. Além de restaurantes, mais mercados de frutos do mar e de produtores, bem como os chamados food trucks, foram abertos neste ano.
As inaugurações recentes de restaurantes são “otimizadas para a pandemia”, com mais espaço ao ar livre, menos densidade de mesas e projetados para a eficiência, de acordo com o relatório. As buscas de consumidores por mesas ao ar livre multiplicaram por cinco no último trimestre em relação ao mesmo período de 2019, disse o Yelp.
Embora as refeições ao ar livre tenham ajudado restaurantes durante os meses de calor e muitos locais estejam instalando sistemas de aquecimento com a chegada do clima frio, ainda não se sabe como os negócios se adaptarão durante o inverno no Hemisfério Norte.