"Agora os palestinos devem voltar para casa, e os outros retornar para onde vieram", disse o presidente iraniano, cujas declarações foram aplaudidas pelos participantes (Spencer Platt/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2011 às 17h52.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, propôs neste domingo uma "solução simples" para o conflito entre Israel e palestinos, que se consiste em que "cada um volte para sua casa".
"Se aqueles que apóiam o regime sionista quiserem solucionar a questão, a solução é simples. Cada um deve voltar para sua casa", disse Ahmadinejad durante uma conferência internacional em Teerã, enquanto a ONU estuda o pedido de adesão de um Estado palestino às Nações Unidas.
"Há gente pobre que foi à Palestina com a promessa de ter segurança e trabalho, enquanto que os palestinos foram transformados em refugiados. Agora os palestinos devem voltar para casa, e os outros retornar para onde vieram", disse o presidente iraniano, cujas declarações foram aplaudidas pelos participantes.
O líder da República Islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou na véspera nessa conferência que qualquer plano destinado a dividir a Palestina é "inaceitável".
"Qualquer plano que preveja dois governos (...) não será mais do que a aceitação de um governo sionista na terra da Palestina", disse o aiatolá Khamenei.
O líder qualificou de novo Israel como "um tumor cancerígeno" e "uma ameaça permanente" para a região, como faz toda vez que fala sobre o tema.
A conferência internacional sobre a Palestina, iniciada no sábado em Terrã, reúne palamentares de cerca de 20 países, assim como figuras palestinas como líder do Hamas, Khaled Meshaal, ou da Jihad Islâmica, Ramadã Abdullah Shellah.