Marketing

Starbucks corta nome e a palavra "coffee" de seu logotipo

Alteração reflete novo direcionamento para os negócios da rede, mas não agradou fãs da marca

Starbucks: novo posicionamento no mercado a partir de 2011 (Divulgação)

Starbucks: novo posicionamento no mercado a partir de 2011 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 17h24.

São Paulo - A Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, fará uma modificação na sua tradicional marca assim que completar 40 anos, em março deste ano.

A companhia cortará do logotipo o nome da empresa e a palavra "coffee", que hoje aparecem ao redor do ícone da marca, uma sereia. Sem as palavras, a ninfa ganha mais espaço e leva a cor verde. 

Nos Estados Unidos, consumidores fiéis da cadeia de cafés reagiram com indignação à mudança, preenchendo inúmeros comentários no site My Starbucks Idea, uma rede para a troca de ideias e a criação colaborativa de novas ações da marca.

De acordo com Starbucks, as alterações no símbolo refletem um novo direcionamento para os negócios da companhia, que passará a investir na comercialização de seus produtos também em supermercados e outros pontos de venda, e não mais somente nas lojas da rede.

O novo logo também se adaptaria melhor à recente política de expansão da companhia, já que hoje, além do café, muitos outros produtos podem ser encontrados nas cafeterias. A retirada da palavra "coffee" é consequência direta desse novo posicionamento.

O logotipo, que foi projetado por uma equipe da própria Starbucks, será susbtituído aos poucos, ganhando espaço primeiro em copos e guardanapos, e depois no restante dos produtos da marca em todos os países em que está presente.

A última modificação no logotipo da Starbucks havia sido em 1992, quando a imagem da sereia no centro foi ampliada e ganhou maior destaque. Ao longo de sua história, que começou em 1971, essa é a quarta modificação no símbolo da cafeteria.

Hoje, a Starbucks possui 16 mil cafeterias espalhadas em mais de 50 países. 

Veja a evolução dos logotipos da marca

A primeira alteração no logotipo da Starbucks aconteceu em 1987 (Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoBebidasCafeteriasEmpresasEmpresas americanasestrategias-de-marketingFast foodLogotiposMarcasStarbucks

Mais de Marketing

O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidor

Brics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global

'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno Mars

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú