Marketing

Personagem de "Rei Leão" vai parar no Obelisco do Ibirapuera

Dirigido por Rogério Utimura, o filme começou a ser veiculado no domingo, dia 17

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 19h57.

São Paulo - A Black Maria assina a produção do comercial feito para divulgar a extensão da temporada do musical O Rei Leão, da Disney, no Teatro Renault, em São Paulo.

Dirigido por Rogério Utimura, o filme começou a ser veiculado no domingo, dia 17. O filme mostra a personagem Rafiki, interpretada pela atriz sulafricana Ntsepa Pitjeng, cantando a música Ciclo da Vida – que no espetáculo trata do nascimento do herdeiro do rei – no topo do Obelisco do Ibirapuera, que tem 72 metros de altura e é um dos mais emblemáticos monumentos da capital paulista.

Há 16 anos em cartaz na Broadway, em Nova York, onde se tornou o primeiro espetáculo a alcançar US$ 1 bilhão em bilheteria, o musical O Rei Leão já foi traduzido em oito idiomas – além do português, francês, espanhol, alemão, japonês, holandês, coreano e mandarim – e realizado em 15 países, onde já foi assistido por quase 70 milhões de pessoas.

A cargo da TIME FOR FUN, a montagem brasileira estreou em São Paulo em março e deveria ficar em cartaz até o final deste ano, mas agora sua apresentação é estendida para 2014.

A Black Maria foi consultada para produzir um filme desafiador. A T4F precisava divulgar que O Rei Leão iria prorrogar sua estada em São Paulo, devido ao sucesso que tem obtido. Para tal, eles pediram uma sugestão de um ponto icônico da cidade e a proposta era colocar a personagem Rafiki cantando uma música do espetáculo. Fui chamado para dirigir e propus o Obelisco do Ibirapuera, pela localização e lindo entorno da área da cidade, conta Utimura.

Viabilizar a ideia, porém, foi praticamente uma maratona, pois precisamos derrubar várias barreiras burocráticas e vencer diversas dificuldades operacionais para conseguir filmar no topo do monumento, comenta a produtora executiva Angela Farinello. Conquistar essas autorizações é um mérito da equipe de produção da Black Maria, pois já tínhamos todas as negativas garantidas, no entanto, insistimos muito e batemos em todas as portas possíveis para viabilizar o trabalho, completa Ângela.

Segundo o diretor de cena, sua equipe começou uma corrida pelo pouco prazo, pela meteorologia, que apontava uma brecha no meio de um período de chuva e por toda a logística que esse trabalho exigia.

Os produtores da Black Maria deram início, então, a uma verdadeira romaria para conseguir todas as autorizações para filmar no Obelisco, junto ao Departamento do Patrimônio Histórico e outros órgãos da Prefeitura de São Paulo, a Polícia Militar e até dos herdeiros do arquiteto Galileo Emendabili, que detém os direitos da imagem da obra.

A partir do momento em que conseguimos todas as autorizações, nossa maior preocupação passou a ser a segurança da atriz Netsepa Pitjeng, afinal a altura do monumento equivale a um prédio de 24 andares e o topo do Obelisco não é plano, mas sim inclinado, Utimura explica.

O filme foi realizado com a tomada feita por meio de um helicóptero em um plano sequência, vindo de longe, fechando na atriz e girando 360 graus ao redor do Obelisco, enquanto ela cantava. Eu, o piloto Uan e o operador Daniel nos comunicávamos diretamente com o pessoal de terra da produção.

O timing era fundamental, pois a subida via escada interna do Obelisco, mais o tempo de vestir o figurino do personagem e retocar a maquiagem, deveria coincidir com o tempo de voo do hangar até o Obelisco. Funcionou como um relógio suíço e com meia hora de voo no Ibirapuera, já tínhamos excelentes tomadas, relata.

Confira:

//www.youtube.com/embed/YvdqeUsmoJc

Ficha Técnica

Criação: equipe TIME FOR FUN
Produtora: Black Maria
Direção de cena: Rogério Utimura
Produtora Executiva: Angela Farinello
Atendimento/Produtora: Regina Beatriz Telechun
1˚Assistente de direção: Janaina Cabello
2˚ Assistente de direção: Joana Vieira
Coordenadora de produção: Soraia Santiago
Diretora de produção: Lena Kopf
Produtor de locação: Rodrigo Oliveira
Finalização: Black Maria
Produção de som: Lógico! Music
Maestro: Milton Miné
Aprovação/cliente: Stephanie Mayorkis e Silvia Camargho

Acompanhe tudo sobre:ArteComerciaisEntretenimentoestrategias-de-marketingIndústria da músicaMúsica

Mais de Marketing

O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidor

Brics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global

'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno Mars

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú