Como usar mais e melhor o TikTok, segundo Kim Farrell, head de operações e marketing LATAM
No quarto episódio do podcast Clube CMO, executiva fala sobre comunicação e estratégias da plataforma, investimento feito na comunidade
Redação Exame
Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 16h14.
Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 14h02.
Por trás dos incontáveis vídeos que nascem no TikTok e transbordam tendências para outras plataformas, há uma série de profissionais construindo a empresa, entre eles Kim Farrell, head de marketing e operações LATAM.
Há dois anos e meio no TikTok, Kim desempenha um papel estratégico na América Latina e hoje cuida do marketing para o usuário e consumidor, além das operações com os times focados no conteúdo e gerenciamento da comunidade de criadores. Além disso, há quase um ano a executiva tem papel interino de liderar o marketing para América do Norte, considerando Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. “Somos uma plataforma de entretenimento em primeiro lugar”, resume.
- Ministério da Agricultura pretende simplificar processos para aumentar exportações de carne
- IBGE estima safra recorde de 296,2 milhões de toneladas em 2023
- Amazon inicia nesta quarta última rodada de demissões; corte afeta mais de 18 mil funcionários
- Microsoft deve demitir mais de 10 mil funcionários
- Taylor Swift rendeu US$ 230 milhões à Universal Music, diz JPMorgan
- Noma: Por que o melhor restaurante do mundo fechará suas portas?
Claro que métricas comuns no marketing fazem parte do dia a dia da profissional, mas ela explica que a empresa olha muito também para a comunidade, como os usuários estão criando conexões e sua participação na plataforma. “O TikTok é convidativo, é muito fácil usar as ferramentas para criar”, pontua.
LEIA MAIS:
- O líder de marketing tem o papel mais abrangente de pautar a empresa, diz Sabrina Salgado, da Latam
- Transformação digital é sobre pessoas, diz Marcio Carvalho, CMO da Claro
Além da facilidade da plataforma, Kim observa que o TikTok é um ecossistema diferente e precisa ser visto assim para aproveitar o melhor e crescer consistentemente. “Uma das coisas que você mais vai ouvir a gente falar é: não importa o número de seguidores, importa a história que você tem para contar. O conteúdo vai achar a audiência, porque existe uma audiência para cada conteúdo. Tem uma longevidade diferente. Uma marca não pode julgar o conteúdo nas primeiras horas, tem que ver como a audiência responde e pode ser de várias formas. Olhar somente as métricas que o marketing estava acostumado antes deixa fora muita coisa que acontece no TikTok”, explica.
Ao longo da conversa ela fala ainda sobre outros temas como liderança, estratégias para marcas, criatividade e muito mais. Confira o episódio completo pelo canal de sua preferência: Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
O podcast Clube CMO faz parte do projeto de membership criado em parceria por EXAME e ZMES.Saiba maise participe do grupo de líderes de marketing mais exclusivo do Brasil.
*O episódio foi gravado com antecedência.