Exame Logo

O que o Facebook sabe sobre você para lhe mostrar anúncios

Descubra, em poucos passos, tudo o que o Facebook considera sobre você para lhe mostrar anúncios em sua timeline (e em quais anúncios você já clicou)

Facebook: descubra tudo o que o site sabe sobre você para lhe apresentar anúncios na timeline (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Guilherme Dearo

Publicado em 20 de maio de 2016 às 12h35.

São Paulo - Passando por sua timeline no Facebook , você dá de cara com um anúncio . Já parou para pensar por que aquele anúncio apareceu ali?

Pois o Facebook tem critérios bem claros para apresentar essas propagandas a você.

Segundo a empresa, eles só consideram os anúncios "mais interessantes e úteis possíveis".

Para decidir o que mostrar, eles levam em conta o que você compartilha e as páginas que você curte, principalmente.

Mas o Facebook, vendo seu perfil como o de um consumidor em potencial, lhe coloca em um público-alvo (target), de acordo com idade, gênero, localização e até tipo de dispositivo usado para acessar o site.

As suas atividades em sites e aplicativos fora do Facebook também contam.

Pode reparar: se você navegar, por exemplo, na Amazon ou no Estante Virtual atrás de livros e depois ir para sua timeline, certamente aparecerão anúncios dos livros que você estava procurando.

O mesmo vale para qualquer outro produto no e-commerce.

Descubra tudo o que Facebook sabe sobre você

Uma maneira fácil de descobrir quais são as informações registradas pelo site para lhe direcionar anúncios é baixar todo o conteúdo do seu perfil.

Em poucos passos, você faz um backup de tudo o que você tem no site e salva no seu computador.

Você consegue salvar todas as suas fotos, mensagens e lista de amigos, por exemplo. Dá até para ver quem você já excluiu da sua lista de amizades ao longo dos anos.

E, em uma das pastas, você descobre quais são as suas palavras-chave para publicidade e todo o histórico de anúncios nos quais você já clicou desde que criou sua conta.

Como fazer o backup e achar essas informações

1º passo: no topo direito, bem no canto, clique na seta para baixo. No menu aberto, clique em "Configurações".

(Reprodução)

2º passo: No menu aberto de Configurações você vai encontrar, ao final da lista, a opção "Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook".

(Reprodução)

Veja também

3º passo: Ao clicar, abrirá uma página com o aviso: "Esta é uma cópia das informações pessoais que você compartilhou no Facebook. Para protegê-las, pediremos que você insira novamente a sua senha para confirmar que esta é a sua conta". Basta clicar em "Baixar o Arquivo".

(Reprodução)

4º passo: Você receberá em seu email (o que está cadastrado no Facebook) uma cópia de todos os seus dados. O processo demora um tempo, então espere alguns minutos (5 a 10 minutos) até o email chegar na sua caixa de entrada.

Atenção: você precisa fazer o download imediatamente quando o email chegar. Nada de fazer no dia seguinte. Caso contrário, ele ficará indisponível e você terá de solicitar o backup novamente.

Uma vez com o arquivo em seu computador, você encontrará uma pasta com fotos, outra com vídeos e outra chamada "html". Ali estão as informações sobre anúncios. É a primeira opção: "ads".

(Reprodução)

Na página "Ads", primeiro você verá uma longa lista de "interesses" seus.

O Facebook chama de "Tópicos de anúncios". É o que ele considera de seu interesse baseado no que segue, curte e compartilha.

(Reprodução)

Ao final dessa lista, há "Histórico de anúncios", com tudo o que você clicou nas últimas semanas.

Há o nome do anúncios e também a data e hora do clique.

Essas duas listas mostram todas as palavras-chave ligadas a você e também seu histórico de cliques. Isso define o que será anunciado em sua página e timeline.

Acompanhe tudo sobre:Anúncios publicitáriose-commerceEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetPublicidadeRedes sociais

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame