Exame Logo

McDonald’s adota nova visão de marca e 'foca no amor'

Nova estratégia da marca nos EUA será reforçar os conceitos de amor e positividade

Nova campanha do McDonald's: foco no amor (Reprodução)

Guilherme Dearo

Publicado em 6 de janeiro de 2015 às 14h36.

São Paulo - Em busca de renovação e novo fôlego no século 21, o McDonald's bateu na porta de várias agências de publicidade no ano passado em busca de respostas.

Fato: as vendas caem, os jovens já não estão sendo atraídos. A geração Y estava migrando para outros restaurantes. A força de concorrentes como Chiplote e Taco Bell aumenta.

Pois a vencedora da disputa foi a Leo Burnett americana, escolhida em agosto de 2014. A agência já cuidava da seguimento de Happy Meal. A DDB continua a ser a líder de criação da marca, cuidando das campanhas nacionais, mas trabalhará junta com a Leo Burnett.

Mais amor, por favor

O famoso slogan "I'm lovin' it" (no Brasil, "Amo muito tudo isso") continua firme e forte. A palavra de ordem, agora, é focar cada vez mais no "amor".

Segundo um comunicado da empresa, a ideia é criar novas plataformas para focar no "I'm lovin'" e dar ênfase aos conceitos de positividade e amor.

A empresa disse que esse espírito irá nortear todos os passos de publicidade e marketing, inclusive nas redes sociais.

Um novo vídeo já foi divulgado no último dia 2. Nele, rivais clássicos da cultura pop e do imaginário popular se unem, sempre com o McDonald's como liga.

//www.youtube.com/embed/EShRCWOtNJ4

Ao final do vídeo de um minuto, a frase "Choose Lovin'" ("Escolha amar").

A tendência fofa das marcas nos últimos anos, de apelar para sentimentos envolvendo amor e união (algo que chama a atenção entre os jovens), foi explicada por Deborah Wahl, diretora de Marketing da empresa no mercado norte-americano.

Em um vídeo, ela diz que, antes, o McDonald's focava em "servir bilhões". Agora, a ordem do dia é "ouvir bilhões" - ou seja, interagir cada vez mais com os consumidores nas redes sociais, recebendo feedbacks e ouvindo problemas.

Nosso alimento. Suas questões, afirmou a executiva. Uma frase bem apropriada em tempos que a rede precisa se defender de acusações envolvendo a procedência de seus hambúrgueres, nuggets etc.

São Paulo - Um bom slogan é a chave para desenvolver uma marca e colocá-la no coração e na mente das pessoas. Uma frase que gruda na cabeça é o sonho de todo publicitário. Não é preciso dizer que a Nike , com o seu "Just Do It", chegou aonde todas as marcas queriam chegar. O site BestMarketingDegrees.org criou recentemente um infográfico com diversos exemplos de marcas e seus slogans com o passar dos anos. É curioso ver a evolução das frases entre rivais, que mudaram constantemente, entre erros e acertos. Veja, na galeria de imagens, quatro exemplos de rivalidade - McDonald's X Burger King e Coca-Cola X Pepsi - e depois alguns exemplos de slogans icônicos que sobrevivem por décadas.
  • 2. Burger King

    2 /7(Burger King/Divulgação)

  • Veja também

    1974: "Have it your way"  -  ("Tenha do seu jeito") 1978: "Best darn burger" - (algo como "Hambúrguer danado de bom") 1986: "Burger King town" - ("Cidade Burger King") 2001: "The Whooper says" - ("O Whooper diz") 2005 até a atualidade: "Have it your way" -  ("Tenha do seu jeito")
  • 3. McDonalds

    3 /7(Divulgação/McDonalds)

  • 1960: "Look for the Golden Arches" - ("Procure pelos Arcos Dourados") 1967-1969: "The closest thing to home" - ("O mais perto de um lar") 1971-1975: "You deserve a break today" - ("Você merece uma folga hoje") 1984-1988: "It's a good time for the great taste of McDonald's" - ("É uma boa hora para o incrível sabor do McDonald's") 1997-2000: "Did somebody say McDonald's?" - ("Alguém disse McDonald's?") 2000-2003: "We love to see you smile" - ("Nós adoramos ver você sorrindo") 2003 até a atuliadade: "I'm lovin' it" - (No Brasil: "Amo muito tudo isso")
  • 4. Coca-Cola

    4 /7(Chris Ratcliffe/Bloomberg)

    1900: "For headache and exhaustion, drink Coke" - ("Para dor de cabeça e exaustão, beba Coca-Cola") 1939: "Thirst ask nothing more" - ("Sede não pede nada mais") 1952: "What you want is a Coke" - ("O que você quer é uma Coca") 1969: "It's the real thing" - ("É a coisa real") 1985: "America's real choice" - ("A escolha real da América") 2000: "Coca-Cola. Enjoy" - ("Coca-Cola. Aproveite") 2009 até a atualidade: "Open Happiness" - ("Abra Felicidade")
  • 5. Pepsi

    5 /7(Bloomberg)

    1903: "Exhilarating, invigorating, Aids digestion"  - ("Vibrante, revigorante, ajuda na digestão") 1939: "Twice as much for a nickel" - ("O dobro por um níquel") 1952: "Any weather is Pepsi weather" - ("Qualquer clima é clima para Pepsi") 1969: "You've got a lot to live, and Pepsi's got a lot to give" (Você tem muito o que viver e Pepsi tem muito a dar") 1983: "Pepsi now! Take the challenge!" - ("Pepsi agora! Aceite o desafio!") 1999: "For those who thing young, the joy of a Pepsi-Cola" - ("Para aqueles que pensam jovem, o prazer de uma Pepsi-Cola") 2012 atá a atualidade: "Live for now" - ("Viva para o agora")
  • 6. Slogans icônicos

    6 /7(Getty Images)

    Conheça agora alguns histórias de grandes slogans que resistem ao tempo: Nike Slogan: "Just Do It" ("Apenas faça") Duração: 26 anos História: Foi cunhada por Dan Wieden, fundador da agência Wieden+Kennedy. O mais curioso é que ele pegou a frase do serial killer Gary Gilmore, condenado à morte em 1977 nos EUA. Suas últimas palavras antes de ser executado foram "Let's do it". Wieden se inspirou, trocando 'let's' por 'just'. De Beers Diamond Jewellery Slogan: "A diamond is forever" ("Um diamante é para sempre") Duração: 67 anos História: O slogan da joalheria é considerado o melhor do século 20 pela revista especializada Advertising Age. Segundo o criador da frase, Frances Gerety, ele simplesmente sonhou com ela em 1947. Maxwell House Slogan: "Good to the last drop" ("Bom até a última gota") Duração: 97 anos História: A casa especializada em café pegou do Presidente Theodore Roosevelt essa frase, que teria dito em 1907 enquanto tomava um café.
  • 7. Agora veja as gafes do ano

    7 /7(Friboi/Divulgacao)

  • Acompanhe tudo sobre:Agências de publicidadeAlimentaçãoComércioEmpresasEmpresas americanasFast foodFranquiasMarcasMcDonald'sRestaurantes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame