Propositalmente, a campanha faz com que o consumidor se lembre da concorrente Sadia (Reprodução/YouTube)
Da Redação
Publicado em 15 de julho de 2015 às 19h08.
São Paulo - Duas letras causaram uma verdadeira dor de cabeça para as concorrentes JBS e BRF. É que a primeira, produtora da Seara, resolveu brincar com a semelhança da inicial "S", mesma da "Sadia", da RBF, em seu novo comercial.
No vídeo, uma família pede ao fatiador de uma padaria 200 gramas de presunto.
Quando questionada sobre qual marca prefere, as crianças dizem que começa com "S" e termina com "A" mas, assim que a mãe fala sobre a qualidade do produto, ele induz que a marca é Seara.
Propositalmente, a campanha faz com que o consumidor se lembre da concorrente Sadia, criando uma sutil comparação entre as marcas.
O que não agradou nem um pouco a RBF, acarretando em um pedido de suspensão da campanha, aceito pela 33ª Vara Cível da Capital na última quarta-feira (8).
Segundo o juiz Douglas Iecco Ravaci, que concedeu a tutela à RBF, o uso da marca "S" torna implícita a comparação, que acaba por se aproveitar dos sucessos de peças anteriores da Sadia.
Porém o jogo virou na última segunda-feira (13), após o Tribunal de Justiça de São Paulo revogar a suspensão do comercial.
O argumento do desembargador Campos Mello foi que, salvo em casos de utilização abusiva, é admitida a publicidade comparativa.
Além de ocasionar a liberação da veiculação da campanha, a decisão determina que a Seara encaminhe a cópia da decisão do TJ-SP para os meios de mídias.
Cabe a Sadia, "em observância ao princípio da boa-fé processual", indicar à concorrente os veículos que enviara a decisão anterior.
O caso deverá ter seu desfecho em julgamento pelo tribunal.
Confira a campanha: