Exame Logo

Conar arquiva processo contra Boticário e 'comercial gay'

Pedidos para que campanha saísse do ar foram rejeitados por unanimidade

Nova campanha de O Boticário: reclamações contra campanha foram rejeitadas pelo Conar (Reprodução/Youtube)

Guilherme Dearo

Publicado em 17 de julho de 2015 às 11h20.

São Paulo - O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) "absolveu" o Boticário de uma denúncia contra o seu comercial do Dia dos Namorados .

Por unanimidade, o conselho - que não tem caráter jurídico, mas regula o meio publicitário - decidiu rejeitar o pedido para o comercial sair do ar.

O vídeo traz casais heterossexuais e homossexuais se abraçando e trocando presentes no Dia dos Namorados.

A peça ganhou a aprovação de milhões, mas também criou uma grande polêmica, já que muita gente se ofendeu com o seu teor. Setores religiosos atacaram a presença de gays na propaganda.

A decisão aconteceu na reunião do Conselho de Ética do Conar, no último dia 16. O processo sobre o Boticário era a Representação Nº 088/15.

O processo tinha sido aberto em junho, quando centenas de reclamações foram enviadas ao conselho. Elas alegavam que o vídeo era "desrespeitoso à sociedade e à família".

Cerca de mil emails sobre o assunto chegaram ao Conar. Metade com reclamações e metade com elogios.

O relator do processo disse que o comercial apenas mostra uma realidade contemporânea. "Não contem com a publicidade para omitir a realidade", escreveu no parecer.

São Paulo - O assunto da semana foi a campanha de O Boticário para o Dia dos Namorados . Muitos acharam o vídeo incrível e acertado ao celebrar todas as formas de amor. Outros, acharam um absurdo, uma "afronta à família tradicional brasileira". A religião acabou entrando - e muito - no debate. Mas a marca não foi a primeira nem a única a dizer o que pensa sobre homossexualidade, casamento gay e direitos dos LGBT. Na galeria de imagens, você poderá conferir 15 bons exemplos de campanhas - muitas de marcas muldialmente famosas - que disseram "não" à homofobia e deixaram claro que são a favor da união e do amor em todas as suas formas. E muitos dos comerciais não falam necessariamente sobre direitos dos gays ou homofobia. Alguns deles são sobre outro tema totalmente alheio. Mas, em alguma cena, mostram de maneira muito natural um casal do mesmo sexo se beijando ou em um casamento. Simples, não?
  • 2. 1. Mix Brasil

    2 /17(Reprodução)

  • Veja também

    Para o 22º Festival Mix Brasil, este comercial criou o seguinte mote: "Se todo mundo é gay, o festival é para todos". A campanha brinca com a mania de muita gente de dizer que "isso ou aquilo é coisa de gay".
  • 3. 2. Doritos

    3 /17(Reprodução)

  • Nessa campanha da Doritos, um homem fica encantado pelos Doritos, mas sua mulher acha que ele está de olho no casal de vizinhos.
  • 4. 3. McDonalds

    4 /17(Reprodução)

    Este comercial francês do McDonald's conta a história de um jovem cujo pai não sabe que ele é gay. Ao final, a mensagem: "Seja você mesmo".
  • 5. 4. Burger King

    5 /17(Reprodução)

    Na Parada Gay de San Francisco, o Burger King resolveu fazer uma experiência para passar uma mensagem importante: todos são iguais. No vídeo, os atendentes oferecerem aos clientes um novo sanduíche, chamado de Proud Whopper. Mas, na verdade, o lanche nada tem de novo: é o bom e velho Whopper.
  • 6. 5. Magnum

    6 /17(Reprodução)

    Com o mote "Seja fiel ao seu prazer", a Magnum lançou em Cannes uma campanha com transexuais e drag queens debatendo sobre aceitação e amor./p>
  • 7. 6. Microsoft

    7 /17(Reprodução)

    Nessa campanha da Microsoft para o Outlook, duas mulheres aparecem se casando na igreja.
  • 8. 7. GOL

    8 /17(Reprodução)

    Em seu comercial de Dia das Mães, a GOL resolveu apresentar um casal formado por dois homens que decidiram adotar um menino.
  • 9. 8. Sonho de Valsa

    9 /17(Reprodução)

    A marca Sonho de Valsa foi clara: "Pense Menos, Ame Mais". No vídeo, apenas casais se beijando: jovens, idosos, héteros, gays etc.
  • 10. 9. Skol

    10 /17(Divulgação)

    Na campanha da Skol para o Lollapalooza Brasil, uma multidão segue de trem rumo ao festival de música.
  • 11. 10. Renault

    11 /17(Reprodução)

    O comercial do Renault Twingo mostra um casamento - e o final surpreende.
  • 12. 11. Durex

    12 /17(Reprodução)

    Nessa campanha da Durex, um homem precisa fazer uma entrega urgente.
  • 13. 12. Pepsi

    13 /17(Reprodução)

    Nesse comercial da Pepsi, um homem tenta juntar coragem para ir falar com uma pessoa no bar.
  • 14. 13. Starbucks

    14 /17(Reprodução)

    Em tom de humor, o Starbucks colocou participantes do reality show RuPaul's Drag Race em sua campanha.
  • 15. 14. Coca-Cola

    15 /17(Reprodução)

    Para o Super Bowl de 2014, a Coca-Cola criou uma campanha que celebrava uma nova América: com mais culturas e tradições em harmonias.
  • 16. 15. Mix Brasil e 89FM

    16 /17(Reprodução)

    Essa campanha da Mix Brasil em parceria com a rádio 89 FM fez uma pegadinha no melhor estilo "Táxi do Gugu" para levantar um debate sobre a homofobia.
  • 17. Agora confira as marcas que começaram ligadas à guerra

    17 /17(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:BoticárioComerciaisConarEmpresasFranquiasGaysindustria-de-cosmeticosLGBTPreconceitos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame