Campanha de chocolate da Hershey's gera polêmica e marca pede desculpas
Segundo a marca, a ideia da ação era enviar uma mensagem positiva sobre fazer o bem aos outros, mas seu desfecho não pegou nada bem
Vanessa Barbosa
Publicado em 15 de agosto de 2018 às 15h04.
Última atualização em 15 de agosto de 2018 às 15h10.
São Paulo - No ano em que completa 50 anos no México, a marca de chocolates Hershey's lançou a campanha milionária #HacerElBienSabeBien, em que influenciadores digitais (a maioria brancos) se fotografavam ajudando pessoas de comunidades de baixa renda (a maioria pardas).
A ideia da ação segundo a marcaera enviar uma mensagem positiva sobre fazer bem aos outros, mas seu desfecho não pegou nada bem.
Muitos dos que viram as imagens circulando nas redes sociais chamaram a investida de "classista" e "oportunista", de acordo com o BuzzFeed.
Para oscríticos, a campanha só era benéfica para os influenciadores enquanto os que maisprecisavam de ajuda eram usados como meros "figurantes".
https://twitter.com/GeorginaTennant/status/1028762777115156480
A campanha foi originalmente lançada em abril, mas só recentemente as repercussões negativas ganharam fôlego. Hershey's possui duas fábricas no México onde 90% da produção é para consumo local e 10% para exportação.
Em resposta às críticas, a Hershey's excluiu as imagens da campanha de seu perfil oficial no Instagram eemitiu um comunicado pedindo desculpas.
"Reconhecemos que nossa execução da campanha foi inadequada e oferecemos desculpas a todos aqueles que possamos ter ofendido", diz a marca."A campanha foi imediatamente suspensa e lamentamos não ter transmitido corretamente nossa mensagem."