Brinde na casa da avó? sidra Cereser quer conquistar público mais jovem
Com campanha de R$ 4 milhões, marca mira expansão do consumo além das festas de fim de ano


Redatora
Publicado em 22 de outubro de 2024 às 17h12.
Última atualização em 22 de outubro de 2024 às 17h31.
Conhecida nos finais de ano nas casas das avós brasileiras, a Cereser, principal marca do grupo CRS Brands, está investindo em uma nova campanha para atrair um público mais jovem. A líder nacional em produção e vendas de sidra lançou uma ação de marketing estrelada pelo ator e apresentador Otaviano Costa , com o mote "Crie seu bom motivo para comemorar".
A iniciativa, com investimento de R$ 4 milhões , busca incentivar o consumo de espumantes durante todo o ano, não apenas nas festas de fim de ano.
O nome de Otaviano foi definido por fazer um elo entre quem já consome o produto e os millenials (nascidos entre 1981 e 1996), que são o alvo no marketing da marca atualmente. Aos poucos eles pretendem galgar um caminho até a geração Z.
Atualmente, 70% da produção de espumantes da marca é direcionada para as comemorações de fim de ano. Para atender à demanda das festas, a CRS Brands planeja produzir cerca de 10 milhões de litros de espumantes até o fim de outubro.
O gerente de marketing da CRS Brands, Luciano Andrade, afirma que a meta é expandir as vendas para além de datas festivas como Natal e Ano Novo. "Queremos atingir momentos de celebração como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Espumante e, no próximo ano, Carnaval e praias”, explica.
A marca está investindo em parcerias para ampliar o consumo ao longo do ano, destacando o caráter doce e refrescante da bebida, que vai bem durante o verão.
Segundo a Embrapa, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de espumantes do Brasil, e é de lá que vem a matéria-prima da Cereser. A safra de 2024 já estava majoritariamente garantida antes das tragédias que atingiram o estado em abril, mas a de 2025 enfrenta desafios. A empresa afirma que os preços não serão impactados, devido à variedade de fornecedores.
Profissionalização da gestão
A CRS Brands passou por uma reformulação organizacional nos últimos anos, com a contratação de novos executivos e a profissionalização da gestão. A família Cereser, fundadora da marca, permanece no conselho administrativo, mas a operação é liderada por uma nova equipe comercial. Andrade destaca que essa transformação contribui para o objetivo da companhia de alcançar públicos mais jovens e diversificar as ocasiões de consumo.
A estratégia também inclui um reposicionamento digital. Rodrigo Figueiredo, CEO da Verbo, agência de publicidade da Cereser, menciona que a presença nas redes sociais busca um tom mais criativo e pop, conectando a marca às novas gerações sem perder sua autenticidade.
A CRS Brands também expandiu seu portfólio lançando a Roskoff Ice, uma linha de bebidas prontas para beber, com três sabores: frutas amarelas, melancia, e limão. A novidade tem atraído consumidores que buscam opções alcóolicas menos amargas do que a cerveja, com teor alcoólico próximo a 5%. Para o próximo ano, a Cereser planeja lançamentos e uma nova identidade visual.
Fundada em 1967, a marca Cereser é um dos principais nomes do portfólio da CRS Brands, que inclui marcas como Dom Bosco, Kadov, Chuva de Prata, entre outras. O grupo, por sua vez, existe desde 1926 e é um das maiores fabricantes de bebidas da América Latina, com produtos exportados para mais de 40 países, incluindo América Latina, África e Oriente Médio.