São Paulo - Confira as principais notícias da semana no mundo da publicidade e do marketing:
Real? – Misturando arte com a vida real, a Netflix promoveu a nova temporada da série House of Cards estampando o rosto do personagem Frank Underwood em capas de revistas como Veja e Carta Capital.
Inusitado – Novo Tic Tac tem gosto e cheiro de pipoca doce. Apesar de ser uma combinação surpreendente, o sabor inédito no Brasil já é vendido em 10 países da Europa com boa aceitação.
Estrada – Na semana passada, o McDonald’s ergueu um outdor com direções para o Burger King mais próximo. Essa semana, a concorrente respondeu à altura, dizendo que o caminho valia a pena.
Pacífica – Em resposta às alfinetadas entre as gigantes do fast food, a rede Giraffas entrou na briga para pedir a paz. Ela propôs resolver a situação com a mais francesa das sobremesas.
Briga – Se já não bastasse a disputa entre as gigantes de fast food, nesta semana também houve críticas feitas pela Microsoft à Apple. A companhia exaltou as novas funcionalidades do Windows 10 e da assistente virtual Cortana – deixando claro que usuários Mac não têm acesso às novidades.
Incríveis – A campanha mais recente do YouTube convidou 7 mulheres para retratar 100 anos de mulheres incríveis. A brasileira Jout Jout participou da série que quer incentivar a produção feminina de conteúdo.
Bizarro - Com um humor para lá de estranho, a ONG WildAir discute o aquecimento global e os níveis críticos da poluição no ar na China. Nada menos do que longos pelos no nariz chamam a atenção para o assunto.
Visões – A WWF propõe um olhar para o futuro da Terra. Para promover a Hora do Planeta, a organização fez um alerta mundial contra as mudanças climáticas.
Humor – A atriz Glória Pires protagonizou uma infinidade de memes por conta da falta de profundidade ao comentar o Oscar. O que ela fez com eles? Transformou em estampas de camisetas.
Resposta – O Habbib's usou a rima para surpreender os youtubers "W" e "Sonic", do canal "Não é Sério TV", que gravaram um vídeo fazendo um pedido nada convencional à rede.
-
1. Mais do que siglas
zoom_out_map
1/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
A gente vive repetindo o nome das
marcas presentes no nosso dia a dia, mas na maioria das vezes não fazemos ideia do que aquelas palavras, muitas delas siglas, significam. O nome da marca invariavelmente tem alguma explicação e muitas vezes histórias curiosas se escondem por trás da palavra. O site ScoopWhoop resolveu acabar com a curiosidade do público e explicou o significado de alguns nomes de marcas famosas como
FIAT e IKEA. Confira algumas delas na lista acima:
-
2. H&M
zoom_out_map
2/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
A marca de roupas H&M é conhecida mundialmente, mas poucos sabem que a empresa tem origem sueca e que a sigla corresponde a "Hennes & Mauritz". A palavra "Hennes", em sueco, significa "seu", enquanto Mauritz é o nome da loja que o fundador da empresa adquiriu antes de criar a H&M.
-
3. LG
zoom_out_map
3/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
Originalmente, a companhia se chamava apenas "Goldstar". A palavra "Lucky" foi adicionada posteriormente, após a fusão com a Lucy Chemical, em 1995.
-
4. FIAT
zoom_out_map
4/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
A origem do nome da marca de carros é bem mais simples do que se imagina. "FIAT" nada mais é que a sigla para o nome original da montadora: Fabbrica Italiana Automobili Torino, ou seja, "fabrica italiana de automóveis em Turim".
-
5. NASA
zoom_out_map
5/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
A agência americana foi criada durante o governo de Eisenhower, que batizou o novo departamento como "National Aeronautics and Space Act". Incialmente, a NASA se chamaria NACA (National Advisory Committee for Aeronautics).
-
6. IBM
zoom_out_map
6/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
Criada em 1911, a empresa de tecnologia se chamava inicialmente Computing Tabulating-Recording Company, e foi renomeada como "International Business Machines", em 1924.
-
7. BMW
zoom_out_map
7/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
O significado da sigla se aproxima ao da FIAT. "Bayerische Motoren Werke" em tradução literal para o português significa nada mais que "Fábrica de motores bávara".
-
8. IKEA
zoom_out_map
8/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
Cada letra da sigla tem um significado particularmente importante para o fundador da empresa. "IK" vem do nome do criador, Ingvar Kamprad, enquanto E e A vêm de Elmtaryd e Agunnaryd, nomes da fazenda e da cidade onde ele nasceu, respectivamente.
-
9. ESPN
zoom_out_map
9/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
Lançado em 1979, o canal esportivo tem em seu nome a própria explicação de seu negócio: Entretainment and Sports Programming Network.
-
10. CNN
zoom_out_map
10/14 (Divulgação/CNN)
Assim como a ESPN, o significado de CNN é nada mais que a função do canal: Cable News Network (Canal de Notícias na TV a cabo).
-
11. LEGO
zoom_out_map
11/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
LEGO é uma abreviatura das palavras Leg Godt, que significa "jogar bem" em dinamarquês.
-
12. M&M’s
zoom_out_map
12/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
O doce é nomeado com as iniciais dos sobrenomes de seus fundadores: Forrest Marte e William Murrie.
-
13. Intel
zoom_out_map
13/14 (Divulgação/ScoopWhoop)
A companhia de tecnologia tem em seu nome a combinação das palavras "Integrated Electronics". Coincidentemente, "Intel" acaba sendo a abreviação da palavra "intelligence".
-
14. Veja agora as marcas que começaram com a guerra
zoom_out_map
14/14 (Reprodução)