Exame Logo

8 marcas que estão se beneficiando da nostalgia

Empresas apostam em lançamentos criados ou inspirados em décadas passadas para atrair consumidores

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2013 às 20h05.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h29.

O icônico karaokê “Meu Primeiro Gradiente” tem relançamento previsto ainda para este ano. Ele manterá o mesmo desenho e as cores da versão de 1989. Inclusive, o mesmo designer que projetou o Karaokê na década de 80, Michael Pimentel, foi o responsável pelo redesenho para a versão 2013, de acordo com a marca. Depois de anos fora do mercado, a Gradiente decidiu investir nas crianças e adolescentes em seu retorno, lançando uma linha de gadgets com a mesma identidade visual dos produtos antigos.
  • 2. 4. Mirabel

    2 /5(Divulgação)

  • Veja também

    A PepsiCo. hoje dona da marca Mirabel, trouxe o wafer de volta para o mercado em 2012, depois de 30 anos fora das prateleiras. Segundo a empresa, pesquisas de mercado em todo o país coletaram “as melhores lembranças” do consumidor relacionadas à marca. “Queremos que nosso consumidor relembre os bons momentos da infância, além de proporcionar o mesmo sabor e praticidade para o lanche das crianças e jovens” – explicou em documento Daniel Assef, diretor de marketing da companhia.
  • 3. 5. Lollo

    3 /5(Reprodução)

  • Chocolate ícone dos anos 80, o Lollo foi relançado em 2012 com receita e identidade visual originais. Após inúmeros pedidos nostálgicos, a Nestlé monitorou conversas sobre a marca nas redes sociais, estudou o mercado e relançou o produto apenas no Brasil. Sem abrir números, a companhia não nega que o revival valeu a pena: o faturamento do projeto foi quatro vezes maior do que a expectativa original.
  • 4. 6. Granado

    4 /5(Divulgação)

    Fundada em 1870, a fabricante carioca de cosméticos e perfumaria passou, há cerca de cinco anos, por um forte processo de resgate da marca, focado justamente na tradição. A linha investiu numa rede de lojas físicas com decoração vintage, que lembram “pharmácias” antigas. Ainda que as embalagens tenham sido repaginadas, a estratégia faz questão de manter o “jeitão século 19” nos produtos.
  • 5. Aproveite e veja também: 12 comerciais engraçados e emocionantes sobre amizade

    5 /5(Marco Di Lauro/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingLançamentosMarcas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame