5 anúncios para largar o cigarro
No Dia Mundial sem Tabaco, veja alguns anúncios que mostram de maneiras impactantes e objetivas, como tal vício prejudica a saúde. É pra ver e largar
Da Redação
Publicado em 31 de maio de 2013 às 09h27.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.
Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. Para aqueles que pensam que hoje é dia de deixar o cigarro de lado e amanhã rever o maço, nada disso. Separamos 5 anúncios que mostram de maneiras impactantes e objetivas, como tal vício prejudica a saúde. É pra ver e largar.
O Serviço Nacional de Saúde britânico fechou 2012 com um anúncio contra o cigarro polêmico. No vídeo, um homem começa a fumar e nem percebe que a cada tragada cresce um horrível tumor em seu próprio cigarro.
Fumar faz mal? Parece uma pergunta óbvia, contudo, neste vídeo da Fundação ThaiHealth, duas crianças questionam de forma inteligente porque adultos dizem isso a jovens, mas não a si mesmos.
Uma das campanhas antifumo mais criativas já feitas. Criação da Ligaris, ela mostra produtos falsos que conferem ao consumidor algumas consequências negativas do cigarro. No caso do vídeo abaixo, o dano seria o da aparência mais velha. Outros itens como o creme dental que deixa os dentes "perfeitamente amarelos" ou o desodorizador de ambiente com "frescor de tabaco e nicotina" eram oferecidos também em um site fake.
Como se não bastasse causar danos ao próprio fumante, o cigarro também afeta os próximos, principalmente crianças. Pensando nisso, o Hospital de Câncer da Índia lançou uma campanha assinada pela Ogilvy do país que mostra imagens de bocas infantis fumando o cigarro através dos adultos. São três peças. Numa delas, a imagem de uma mulher fumando, com a boca infantil dentro de sua boca, é exibida seguida pela mensagem: "Grávidas que fumam dão a luz a crianças que são suscetíveis ao câncer de pulmão."
Em uma série de vídeos produzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, ex-fumantes dão "dicas" de cuidados básicos que toda pessoa deve ter. O vídeo abaixo é o mais famoso e conta a história de como Terrie, residente da Carolina do Norte, se arruma todo dia.