(Getty Images/Getty Images)
Jornalista
Publicado em 27 de outubro de 2022 às 11h30.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 14h55.
Principal porta de entrada para o mundo dos investimentos, a renda fixa é caracterizada pela segurança e previsibilidade. Justamente por isso, costuma ter um espaço reservado na carteira de todos os investidores, especialmente no que diz respeito à construção de uma reserva de emergência.
Mas a verdade é que, desde que as taxas de juros do país começaram a subir, essa classe de ativos voltou a ser atrativa do ponto de vista da rentabilidade também – com alguns títulos chegando a proporcionar retornos de mais de 100% nos últimos meses. Isso significa que, ao longo de 2022, foi possível obter ganhos comparáveis aos da renda variável com investimentos infinitamente mais seguros e estáveis.
É claro que nem todos investimentos de renda fixa oferecem esse tipo de rentabilidade – e que é preciso, portanto, saber identificar as melhores oportunidades do setor para conquistar bons resultados.
Antes de tudo, é preciso entender que as taxas de juro dos títulos de renda fixa mudam todos os dias e que boa parte deles têm um limite de captação. Isso significa que, com exceção dos clientes premium de grandes brancos (que são avisados em primeira mão por seus gerentes sobre esse tipo de oferta), a maioria das pessoas nem fica sabendo da existência desses títulos a tempo.
De olho nisso, e visando democratizar o acesso de pessoas comuns aos bons investimentos, a Empiricus Investimentos (antiga Vitreo) inaugurou um canal gratuito e exclusivo para investidores de renda fixa no Whatsapp. Nele, os participantes são avisados simultaneamente sobre as melhores oportunidades do mercado assim que os títulos ficam disponíveis. E o melhor: não precisam pagar nada pelo serviço.
A seleção de títulos é feita por Gabriel Mallet, especialista em renda fixa da empresa, e leva em conta três pilares principais:
Veja alguns exemplos de ofertas que foram enviadas pela corretora aos participantes deste grupo nos últimos meses:
Quero receber notificações com as melhores ofertas de renda fixa em tempo real no meu celular
A renda fixa é uma modalidade de investimentos que tem o empréstimo como premissa. Assim, a ideia é que o investidor “empreste” o dinheiro a uma instituição (que pode ser o governo, bancos ou empresas, dependendo do título) e depois de um prazo combinado receba o valor de volta acrescido de juros. Veja, abaixo, as principais vantagens desse tipo de investimento.
Além de serem estruturalmente mais seguros e menos voláteirs que os investimentos de renda variável, a maioria dos títulos de renda fixa possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que protege o investidor em até R$ 250.000,00 caso o emissor do título não possa honrar o pagamento
Investir em renda fixa significa saber quanto receberá de lucro no final do prazo de sua aplicação. Isso significa que sua rentabilidade é “mais certa” do que a de um investimento feito em renda variável. A rentabilidade pode ser fixada em um percentual mensal ou ser atrelada a algum índice, como a taxa Selic, o CDI e a inflação.
Além de possuírem valores de aporte inicial considerados baixos para o mercado, alguns títulos de renda fixa têm isenção de imposto de renda, o que pode turbinar ainda mais seu rendimento líquido. É o caso dos LCIs, LCAs, CRIs e CRAs, por exemplo.