Invest

Saiba como fazer uma doação e pagar menos IR em 2021

Além de ajudar quem precisa, as chamadas doações incentivadas podem ser abatidas do cálculo do Imposto de Renda no próximo ano

IR: doação de valores que poderão ser abatidos do IR deve ser feita até o dia 30 de dezembro (Tara Moore/Getty Images)

IR: doação de valores que poderão ser abatidos do IR deve ser feita até o dia 30 de dezembro (Tara Moore/Getty Images)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 29 de dezembro de 2020 às 06h29.

Se você tem vontade de ajudar uma causa social, mas não sabe exatamente como, uma opção é doar até 6% do Imposto de Renda para projetos voltados para o atendimento de crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social. Também é possível doar para causas que promovem a cultura e o esporte. Quem tiver interesse deve se apressar porque o prazo termina na próxima quarta-feira, 30.  

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Além de ajudar quem precisa, as chamadas doações incentivadas podem ser abatidas do cálculo do Imposto de Renda no próximo ano. O valor doado retorna para o contribuinte ou na restituição do IR ou é abatido do valor de imposto a pagar, se houver. Entretanto, apenas quem faz a declaração completa do IR pode aproveitar este benefício. 

Funciona desta maneira: após escolher o projeto social que receberá o dinheiro, o contribuinte faz a doação do dinheiro e depois o valor é reduzido do IR no próximo ano. Vale destacar que estes projetos são validados e aprovados pelo poder público. 

O projeto beneficiado deve emitir um recibo que servirá como comprovante. Ao fazer a declaração do IR, o valor deverá incluir o nome e o CNPJ ou CPF do beneficiário, além do valor doado na ficha “Doações Efetuadas”.

Se você achou o processo um pouco trabalhoso, saiba que existem plataformas online que conectam o contribuinte doador a projetos sociais. Uma delas é a Abrace Uma Causa. Em oito anos de atuação, ela já fez a ponte de ligação entre mais de 55 mil doadores e 50 mil instituições sociais, impactando mais de 300 mil vidas. 

Em entrevista à EXAME Invest, Bruno Pessoa, sócio-fundador da Abrace uma Causa, explicou que o brasileiro ainda tem receio em doar o IR por falta de conhecimento, por achar o processo burocrático e até por medo de cair na malha fina. Ele destaca ainda que sem as plataformas o processo é trabalhoso como descobrir se o projeto foi aprovado pelo poder público para receber a doação, descobrir os dados bancários para fazer a transferência e esperar pelo recebimento do comprovante. 

“Existe um desconhecimento da pessoa física sobre o assunto. Por ano, o brasileiro doa via Imposto de Renda de pessoa física aproximadamente 119 milhões de reais, que é menos de 2% do total possível de ser doado, na casa dos 6,5 bilhões de reais. Ou seja, a doação de cada declarante de IRPF poderia realmente fazer a diferença para a solidariedade.”

Pela plataforma, o contribuinte pode escolher o projeto social que mais se identifica, seja pela causa ou pela localização e realizar a doação por lá. Além de receber o comprovante digital, é possível acompanhar durante o ano o andamento do projeto, com as ações desenvolvidas e o número de pessoas atendidas. No site da Abrace uma Causa, existe uma calculadora para que o contribuinte chegue ao valor da potencial doação que é referente a 6% do imposto de renda devido.

Acompanhe tudo sobre:Desigualdade socialDicas de Imposto de RendaDoaçõesFilantropiaImpostos

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio