Invest

Plataforma dá pontos para quem aprender mais sobre dinheiro

Pontuação pode ser trocada por assessoria financeira gratuita, renegociação de dívidas e vouchers em lojas

Site oferece trilhas de aprendizagem personalizadas usando inteligência artificial. É possível escolher entre 30 objetivos (iStock/Abril Branded Content)

Site oferece trilhas de aprendizagem personalizadas usando inteligência artificial. É possível escolher entre 30 objetivos (iStock/Abril Branded Content)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 3 de novembro de 2021 às 14h09.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil (BC) anunciaram nesta quarta-feira, 3, o lançamento da plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia. Gratuita, a partir de março do ano que vem a ferramenta permitirá aos usuários trocarem conquistas educacionais obtidas na plataforma por incentivos ofertados por bancos parceiros.

Entre os prêmios, estão assessoria financeira gratuita, desconto ou melhores taxas em renegociação de dívidas ou, ainda, voucher de compras em lojas 

O site oferece trilhas de aprendizagem personalizadas usando inteligência artificial. É possível escolher entre 30 objetivos, como sair das dívidas, trocar de carro e poupar. O objetivo é que o consumidor possa adotar estratégias para melhorar a saúde financeira.

A plataforma oferece ainda recursos interativos, tarefas e simuladores, de modo que o usuário possa colocar em prática o conteúdo aprendido.

O site foi criado em cooperação técnica com o Banco Central e apoio dos bancos, membros do Sistema Financeiro Nacional e acadêmicos. O conteúdo é feito por educadores financeiros, que receberam contribuições de especialistas e membros da Comissão Setorial de Cidadania Financeira da Febraban.

Como vai funcionar

A trilha de aprendizagem começa pelo diagnóstico pessoal do Índice de Saúde Financeira (I-SFB) e a comparação com a média dos brasileiros. A partir desse perfil é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.

Cada comportamento identificado é objeto de uma trilha de conhecimento específica, que o usuário é levado a percorrer. São elas:

  • Orçamento pessoal e familiar
  • Poupança e investimento
  • Uso do crédito
  • Planejamento para o curto, médio e longo prazos

A plataforma tem recursos de gamificação e engajamento. Ou seja, para concluir as diferentes trilhas de aprendizagem é necessário cumprir missões, que incluem desde a leitura de artigos à participação em enquetes e cursos. Só assim o usuário se tornar elegível ao nível seguinte.

A cada etapa concluída ou aprendizado adquirido é acumulado um saldo em pontos virtuais que pode ser convertido em recompensas. 

69,4% dos brasileiros não poupam ou se endividam

Pesquisas feitas a partir do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (ISFB) da Febraban apontam que:

  • 69,4% das pessoas empatam ou gastam mais do que ganham;
  • 64,7% não têm segurança sobre o seu futuro financeiro;
  • as finanças são motivos de estresse para mais de 58% das pessoas.

A pesquisa indicou que, independentemente de classe social, faixa etária ou qualquer outra variável socioeconômica, há oportunidades e benefícios na promoção da educação financeira para todos.

A necessidade de educação financeira se tornou ainda mais relevante durante a pandemia, que teve grande impacto nas finanças das famílias.

EXAME lança e-book gratuito com 30 formas práticas de ter renda extra: baixe agora mesmo.

 

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralDinheiroeducacao-financeiraFebrabanorcamento-pessoalrenda-pessoal

Mais de Invest

Amil e Dasa recebem aval do Cade para criarem rede de hospitais e clínicas

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira