Exame Logo

Os resultados dos crash tests de 7 carros vendidos no Brasil

Mesmo com air bag duplo, JAC J3 tem mau resultado, por deformação da cabine; demais modelos com air bag tiveram bons resultados

Airbag não é tudo (Montagem/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2012 às 14h01.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h14.

São Paulo – A Latin NCAP - programa independente de avaliação de carros novos vendidos na America Latina e Caribe – divulgou nesta terça-feira os resultados da terceira fase de seu programa piloto iniciado em 2010. Enquanto os modelos populares testados na segunda fase obtiveram resultados sofríveis nos crash tests, os resultados foram melhores desta vez. Dos oito modelos testados na terceira fase, sete tinham airbag duplo, o que contribui muito para o resultado positivo. Um deles, o Volkswagen Bora, não entrou nesta lista por não ser mais vendido no Brasil (os demais foram testados nas versões fabricadas/vendidas aqui). A menor deformação das estruturas também contribuiu para um resultado, no geral, positivo. Mas airbag não é tudo, como provou o crash test do JAC J3 com airbag duplo. Com alta deformação da cabine do motorista, o modelo obteve apenas uma estrela nos testes. Todos os modelos são testados nas suas versões mais básicas e se chocam frontalmente a um objeto deformável, que representa outro veículo, a 64 km/h, segundo os padrões adotados pela Euro NCAP. Os bonecos representam dois adultos no banco da frente e duas crianças no banco de trás, em cadeirinhas, sendo uma de três anos e outra de um ano e meio. Para todos os modelos testados a segurança para a cabeça e para o peito das crianças foi considerada fraca, mas ganharam mais pontos os modelos que oferecem sistema de engate Isofix para a cadeirinha. A classificação da Latin NCAP vai de uma a cinco estrelas e os níveis de proteção são classificados como bom, adequado, marginal, fraco e pobre, sendo bom a melhor classificação e pobre, a pior. Clique nas fotos e veja os resultados de cada crash test.
  • 2. Ford New Fiesta Hatch

    2 /9(Divulgação)

  • Veja também

    Adultos: 4 estrelas Crianças: 4 estrelas Observações: com duplo airbag, o hatch apresenta proteção marginal apenas para as coxas dos adultos. Para o restante do corpo, a proteção é elevada. A proteção para as crianças, porém, foi considerada fraca para ambas, mesmo com sistema de engate Isofix. A Ford confirmou que o duplo airbag fará parte do equipamento básico do modelo para todos os mercados do Latin NCAP.
  • 3. Honda City

    3 /9(Divulgação)

  • Adultos: 4 estrelas Crianças: 4 estrelas Observações: com airbag duplo, o sedã apresentou boa proteção para a cabeça, pernas e o peito do passageiro e do motorista, com proteção apenas marginal para as coxas. Para as crianças, a proteção foi considerada fraca, mesmo com sistema Isofix de engate. Teste patrocinado pela montadora.
  • 4. Volkswagen Polo

    4 /9(Divulgação)

    Adultos: 4 estrelas Crianças: 3 estrelas Observações: com duplo airbag, o Polo apresenta boa proteção para cabeça, peito e pernas dos dois ocupantes da frente. A proteção das coxas do passageiro e dos pés do motorista, bem como de sua coxa direita, é considerada marginal. E a proteção da coxa esquerda do motorista foi considerada fraca. As crianças tiveram proteção considerada fraca, mas a cadeirinha do mais velho usava sistema de engate Isofix, enquanto a do mais novo era presa com cinto. Veículo testado especialmente para o Brasil, com patrocínio da montadora.
  • 5. Toyota Etios Hatch

    5 /9(Divulgação)

    Adultos: 4 estrelas Crianças: 2 estrelas Observações: com duplo airbag, o Etios protege bem a cabeça e o peito dos ocupantes da frente, mas a proteção é um pouco mais fraca para pernas e pés. As crianças, porém, têm proteção considerada fraca, com cadeirinhas afixadas pelo cinto. Segundo o engenheiro da Global NCAP Alejandro Furas, um bom exemplo de cabine que se deforma pouco durante o crash test. Veículo testado especialmente para o Brasil, com patrocínio da montadora.
  • 6. Renault Fluence

    6 /9(Divulgação)

    Adultos: 4 estrelas Crianças: 2 estrelas Obervações: com duplo airbag, o Fluence apresentou boa proteção para a cabeça e as pernas dos ocupantes da frente e para o peito do motorista. O peito do passageiro, assim como as coxas de ambos, têm proteção apenas marginal. Com a cadeirinha afixada com cinto, a proteção das crianças foi considerada fraca.
  • 7. Renault Sandero

    7 /9(Divulgação)

    Adultos: 1 estrela Crianças: 2 estrelas Observação: Único modelo testado sem airbags na terceira fase, o hatch apresentou boa proteção apenas para a cabeça do passageiro e para as pernas dos ocupantes da frente. A proteção foi considerada marginal para o peito do passageiro, a cabeça do motorista e as coxas de ambos. A proteção para o peito do motorista foi considerada fraca, e para os pés, pobre. A proteção para as crianças foi considerada fraca, com cadeirinha afixada por cinto. O mau resultado se deveu à falta de airbags e ao desempenho instável da carroceria. A Latin NCAP considerou o resultado decepcionante para a Renault, que tem boa reputação na Europa em questões de segurança.
  • 8. JAC J3

    8 /9(Divulgação)

    Adultos: 1 estrela Crianças: 2 estrelas Observações: Apesar da presença do duplo airbag, a cabine do veículo deformou completamente durante o crash test. Apenas a cabeça, o peito e as pernas do passageiro ficam bem protegidas. A proteção é marginal para as coxas do passageiro e a cabeça do motorista, é fraca para o peito do motorista e pobre para os pés. A proteção das crianças também foi considerada fraca, para cadeirinha afixada com cinto. Veículo testado especialmente para o Brasil.
  • 9. Veja também

    9 /9(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosFordFord New FiestaHondaHonda CityJAC J3RenaultRenault FluenceRenault SanderoToyotaToyota EtiosVeículosVolkswagenVW Polo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame