Invest

IR 2022: informe de rendimentos deve ser enviado até dia 28 de fevereiro

As empresas têm até o final do mês para entregar o informe de rendimentos a seus empregados e profissionais que prestam serviços como autônomos

IR 2022: o calendário oficial sobre o prazo de envio da declaração ainda não foi divulgado pela Receita Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

IR 2022: o calendário oficial sobre o prazo de envio da declaração ainda não foi divulgado pela Receita Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 16 de fevereiro de 2022 às 09h24.

As empresas têm até o dia 28 de fevereiro para entregar o informe de rendimentos a seus empregados e profissionais que prestam serviços como autônomos. O documento é essencial para preencher a declaração de Imposto de Renda 2022.

O calendário oficial sobre o prazo de envio da declaração do IR ainda não foi divulgado pela Receita Federal, mas tradicionalmente, começa em março e encerra no final de abril.

Veja o passo a passo para declarar o Imposto de Renda 2022

O informe de rendimentos da empresa mostra informações como rendimentos tributáveis (salários, por exemplo), contribuições ao INSS e rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte (13º salário). Os documentos não precisam ser enviados pelos Correios, podendo ser disponibilizados pela internet.

Se for o caso, serão informados também o valor do IR já retido na fonte, os rendimentos isentos (como a venda das férias), eventuais contribuições para planos de previdência privada e despesas com planos de saúde e odontológico coletivos.

Se você foi demitido ou pediu demissão de uma empresa em 2021, também deve receber o documento. Caso você não receba o informe de rendimentos por qualquer motivo, entre em contato com o departamento de recursos humanos.

Outras instituições também devem fornecer o informe de rendimentos, como bancos, corretoras, imobiliárias, INSS e Nota Fiscal Paulista.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto-de-Renda-2022Impostosreceita-federal

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio