Invest

IPVA MG: pagamentos começam nesta segunda-feira, 3

Proprietários que pagarem o imposto à vista terão 3% de desconto

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 10h10.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2025 às 10h50.

Tudo sobreIPVA
Saiba mais

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em MG começa nesta segunda-feira, 3. É possível realizar o pagamento integral do imposto ou somente a primeira parcela entre hoje e o próximo dia 7 de fevereiro. A ordem de pagamento leva em conta o final da placa de cada veículo.

No estado mineiro, o pagamento pode ser divido no máximo em três parcelas (fevereiro, março e abril). A mudança ocorreu após a aprovação de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sanção do governador Romeu Zema (NOVO) em dezembro de 2024.

Quem optar por pagar o IPVA à vista, receberá um desconto de 3%. Outro desconto oferecido é por meio do programa "Bom Pagador", que oferece 3% para quem realizou o pagamento em dia nos anos de 2024 e 2023. Para quem se esquecer de pagar até a data estipulada, a multa é de 0,3% ao dia, até um mês após o prazo. Depois dessa data, o encargo é de 20%.

Como realizar o pagamento

Minas Gerais possui 11.650.766 veículos, um aumento de 4% em comparação ao ano anterior. A previsão de arrecadação é de R$ 11,9 bi, 12% maior do que a registrada em 2024.

Para pagar o imposto, é preciso ir até uma agência ou terminal de autoatendimento dos bancos Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander. Nesses locais, basta informar o número do RENAVAM do veículo.

Clientes dos bancos credenciados também podem realizar o pagamento pela internet e, para os contribuintes que desejam pagar através de outras instituições, basta realizar a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site fazenda.mg.gov.br.

Acompanhe tudo sobre:IPVAMinas GeraisImpostosVeículos

Mais de Invest

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal