Ferramenta de inteligência artificial
Publicado em 25 de novembro de 2024 às 15h37.
O consumidor tem até o sábado, 30 de novembro, para negociar suas dívidas bancárias em atraso pelo Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras. As condições incluem débitos que estejam em atraso, mas que não possuam bens dados em garantia, nem sejam dívidas prescritas. Os bancos participantes oferecem:
A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. Mais de 160 instituições financeiras e entidades parceiras participam.
Um dos destaques é a Serasa, que contribui com o mutirão por meio de seu Feirão Serasa Limpa Nome. A plataforma permite a quitação de dívidas não bancárias em atraso, com descontos para débitos com varejistas, empresas de telecomunicações, concessionárias de energia e outras empresas.
A parceria amplia o alcance das ações de educação financeira, propostas na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban. O site disponibiliza conteúdos gratuitos que ajudam os consumidores a melhorar sua relação com as finanças.
“Agora, os dois maiores eventos de negociações de dívidas do país se complementam para fortalecer o combate à inadimplência e prevenir o superendividamento. Além das negociações, o consumidor terá acesso a conteúdo gratuito sobre educação financeira”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.
As negociações podem ser realizadas até 30 de novembro pelos seguintes canais:
Outras opções incluem: