Invest

Ibovespa sobe com NY; Pão de Açúcar dispara 5%

Cenário internacional e expectativa de privatização da Eletrobras endossam tom positivo no mercado local

Painél de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painél de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 21 de junho de 2021 às 11h10.

Última atualização em 21 de junho de 2021 às 12h06.

O Ibovespa avança nesta segunda-feira, 21, em linha com as bolsas americanas, que se recuperam das perdas da última semana, quando o Federal Reserve sinalizou que pretende elevar os juros em 2023, um ano antes do esperado.  Às 12h, o principal índice da B3 subia 0,42 para 128.942 pontos.

No radar dos investidores também está a votação na Câmara da medida provisória (MP) que prevê a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6). Em Brasília, as discussões devem ter início às 15h, mas investidores já se adiantam, com as ações da companhia subindo cerca de 2%. Aprovada pelo Senado na última semana, a MP tem até esta terça-feira, 22, para ser aprovada antes que perca a validade.

A maior alta do índice, no entanto, é das ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que chegam a subir mais de 5%, após o colunista Lauro Jardim, de O Globo, noticiar que a empresa está na mira dos bilionários Abílio Diniz e Michael Klein, acionista da Via (VVAR3).

Os dois, segundo a coluna, já estão comprando ações do Pão de Açúcar e podem brigar pela participação do Grupo Casino, caso decidam vender sua fatia. Em meio aos rumores, as ações da Via também são negociadas em alta, subindo 1,5% e liderando as altas entre as varejistas do Ibovespa.

No início do pregão, o Ibovespa chegou a operar no campo negativo, pressionado pelas ações da Vale (VALE3), que acompanhavam a queda de cerca de 5% do minério de ferro registrada nesta madrugada. Porém, após os primeiros negócios do dia, os papéis da mineradora viraram para alta, contribuindo para a melhora do Ibovespa.

Entre as ações com maior peso no índice, as da Petrobras (PETR3/PETR4) sobem mais de 2%, com a valorização do petróleo no mercado internacional e impulsionam o movimento de alta.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Wall Street tem dia de liquidação e bolsas caem até 3,4% nos EUA

Grupo SBF (SBFG3) saltou 40% em 2024: há espaço para mais? Veja cálculos

O que é 'carry trade'? Entenda a operação por trás das quedas do mercado nesta segunda-feira

CPF na nota? Nota Fiscal Paulista abre consulta para sorteio de R$ 1 milhão em agosto

Mais na Exame