Ibovespa avança com expectativa sobre arcabouço fiscal e alívio no exterior
Acordo do First Citizens com agência reguladora dos EUA para compra do SVB traz alívio aos mercados
Modo escuro
Fachada da B3, a bolsa brasileira: Ibovespa tem segundo dia consecutivo de alta (Rahel Patrasso/Reuters)
Publicado em 27 de março de 2023, 09h42.
Última atualização em 28 de março de 2023, 13h59.
-
Confira o Ibovespa hoje, 28/03
O Ibovespa abriu a semana em alta, e subiu 0,85% nesta segunda-feira, 27, seu segundo pregão consecutivo de alta. O movimento acompanhou o alívio nos mercados internacionais, e reagiu também às expectativas sobre o arcabouço fiscal, regra que irá substituir o teto de gastos.
Ibovespa hoje
- IBOV: + 0,85%, para 99.670 pontos
A expectativa é que a nova âncora fiscal do governo Lula seja apresentada antes do previsto, já que a viagem do presidente à China foi adiada por conta de uma pneumonia. O secretário-executivo do ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, disse hoje que o adiamento da viagem facilita o processo de apresentação do arcabouço. Por outro lado, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que "não há data definida" para apresentação do marco. Um cronograma está sendo elaborado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em conjunto com o presidente.
No exterior, a semana começou com a preocupação internacional para o setor bancário após o Deutsche Bank aparecer como a possível próxima vítima do quebra-quebra que tem sido observado no último mês. Mas uma novidade nos Estados Unidos trouxe alívio: o acordo do First Citizens Bank com a agência reguladora dos EUA, a FDIC, para a compra do Silicon Valley Bank (SVB).
A negociação inclui a venda de US$ 72 bilhões de ativos com um desconto de US$ 16,5 bilhões, de acordo com a agência reguladora. Além disso, o SVB tinha no momento da falência, em 10 de março, 119 bilhões de dólares em depósitos.
Além disso, as autoridades dos EUA estariam considerando expandir um programa de empréstimos de emergência para bancos, segundo a Bloomberg. A medida poderia fortalecer os bancos médios americanos, que hoje são os mais afetados pela crise bancária no país.
- Dow Jones (EUA): + 0,60%
- S&P 500 (EUA): + 0,16%
- Nasdaq (EUA): - 0,47%
Veja também
Petróleo ajuda Ibovespa
Com o alívio no exterior, os preços do petróleo subiram mais de 4% no mercado internacional, dando força aos papéis das petroleiras. A Petrobras (PETR4), segunda ação de maior peso no Ibovespa, subiu até 1,7% e ajudou a segurar a alta do índice. Já a petroleira privada Prio (PRIO3) subiu 4,4% e liderou as altas do índice no dia.
Maiores altas do Ibovespa hoje
Maiores baixas do Ibovespa hoje
Créditos

Raquel Brandão
Repórter de InvestJornalista há mais de uma década, foi repórter do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertas
Beatriz Quesada
Repórter de InvestFormada pela USP, trabalha na cobertura de mercados e negócios na EXAME. Foi repórter na revista Capital Aberto e produtora na Rádio Band News FM.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais