Invest

Ibovespa acompanha exterior e fecha em queda; PETR4 e VALE3 voltam a ficar no negativo

Investidores repercutem dados do PPI dos EUA e do varejo brasileiro, além de acompanhar a movimentação das empresas

B3, a bolsa de valores brasileira, vai fechar mais cedo com o horário de verão nos Estados Unidos (Germano Lüders/Exame)

B3, a bolsa de valores brasileira, vai fechar mais cedo com o horário de verão nos Estados Unidos (Germano Lüders/Exame)

Janize Colaço
Janize Colaço

Repórter de Invest

Publicado em 14 de março de 2024 às 10h36.

Última atualização em 14 de março de 2024 às 17h49.

O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, 14. O principal índice da bolsa de valores brasileira caiu 0,25%, aos 127.690 pontos. No pregão de hoje, os investidores ficaram de olho em dados do Brasil e dos Estados Unidos. Junto a isso, em âmbito doméstico, o radar corporativo seguiu agitado pela Petrobras (PETR4) e pela temporada de balanços do quarto trimestre.

Por aqui, antes da abertura do mercado, o IBGE mostrou que as vendas do comércio varejista subiram 2,5% em janeiro ante o mês anterior. O resultado ficou acima das expectativas de alta de 1,7%. Já na comparação com janeiro de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,1% no primeiro mês deste ano, também acima das projeções de um avanço de 3,2%. 

Ibovespa hoje

IBOV: -0,25%, aos 127.690 pontos.

Mas o que tem mais força, é o Índice de Preço ao Produtor americano (PPI, na sigla em inglês) referente ao mês de fevereiro. Na base comparativa mensal, o indicador subiu 0,6%, enquanto na anual, houve um avanço de 1,6%. As expectativas eram de uma alta mensal de 0,3% e anual de 1,1%. Já o núcleo do PPI, que exclui alimentos e energia, aumentou 0,3% na comparação mensal de fevereiro e teve um avanço anual de 2%. Esses números, entre outros indicadores, balizam a tese dos investidores de que o corte dos juros americanos pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) só vai começar em junho. 

De volta ao mercado tupiniquim, os dividendos extraordinários da Petrobras, que foram destinados à reserva de capital da companhia, continuaram dando o que falar — e impactando o Ibovespa. Na véspera, as ações fecharam no campo negativo da bolsa de valores brasileira com a notícia veiculada pelo O Globo de que havia estudos para a criação de um novo fundo de reserva de dividendos com foco em investimentos. Tanto via fato relevante, quanto por meio do pronunciamento do presidente da estatal, Jean Paul Prates, pelo Twitter, a informação foi negada. No fechamento, os papéis PETR3 e PETR4 caíram 0,68% e 0,44%.

Outra queda de peso para o Ibovespa foi da Vale (VALE3), em 1,27%, acompanhando a baixa do minério de ferro nos mercados internacionais. Na bolsa de Dalian, na China, a matéria-prima fechou em baixa de 2,63%. Além da blue chip, as demais ações ligadas ao segmento metálico também cederam.

Maiores altas do Ibovespa

  • Embraer (EMBR3): +10,21%
  • São Martinho (SMTO3): +5,07%
  • Carrefour (CRFB3): +3,29%

Maiores quedas do Ibovespa

  • Cemig (CMIG4): -4,15%
  • CSN (CSNA3): -3,75%
  • Hypera (HYPE3):  -3,70%

Dólar hoje

O dólar fechou em alta nesta quinta-feira. Hoje, a moeda americana subiu 0,22%, cotada a R$ 4,987. Na quarta-feira, o dólar fechou em alta de 0,04%, cotado a R$4,976.

Como é calculado o índice Bovespa?

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice. 

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valoresAções

Mais de Invest

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

CSN Mineração define pagamento de dividendos e JCP para 30 de dezembro