Invest

Federal Reserve (Fed) eleva juros em 0,75 ponto percentual

A alta veio em linha com o consenso do mercado, que esperava esse incremento das taxas de juros por causa da inflação elevada nos Estados Unidos

Sede do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos (EXAME/Exame)

Sede do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos (EXAME/Exame)

O Federal Reserve (Fed) decidiu nesta quarta-feira, 2, aumentar as taxas básicas de juros em 75 pontos base. A alta veio em linha com o consenso do mercado, que esperava esse incremento dos juros por causa da inflação elevada nos Estados Unidos, que chegou em 8,2%.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), o Copom dos Estados Unidos, decidiu a unanimidade subir os juros pois permanece "fortemente comprometido" com a busca do máximo de emprego, e "levar a inflação à meta de 2% no longo prazo".

Essa é a quarta alta consecutiva de 75 pontos base, e com isso os juros nos Estados Unidos chegam no intervalo entre 3,75% - 4,00%.

Segundo o comunicado enviado pelo FOMC, o mercado de trabalho permanece "robusto" e a inflação continua elevada.

"Os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas sobre os preços", aparece no comunicado do Comitê do Fed, que salientou como "está altamente atento aos riscos inflacionários".

O Comitê salientou que ao determinar o ritmo de aumentos futuros da meta, levará em conta o aperto acumulado da política monetária, as defasagens com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação e a evolução econômico-financeira.

Além disso, o Comitê informou que continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências, conforme descrito nos Planos de Redução do Tamanho do Balanço do Federal Reserve, emitidos em maio.

Wall Street sobe mesmo após alta dos juros decidida pelo Fed

Em Wall Street, os índices estão subindo na expectativa de que o Fed possa começar a diminuir os juros em breve, à medida que crescem as preocupações com o impacto de longo prazo das taxas mais altas.

O Dow Jones está operando em alta de 0,66%, o S&P 500 sobe 0,46% e o Nasdaq ganha 0,23%.

Os mercados estão de olho na entrevista coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell, prevista para as 14h30 no horário de Washington (15h30 no horário de Brasília) para ter mais clareza sobre se o Fed vai conseguir implementar uma política monetária menos restritiva para atingir sua meta de inflação.

Acompanhe tudo sobre:Fed – Federal Reserve SystemJuros

Mais de Invest

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada