Invest

O que é inflação e quais são suas consequências para a economia?

Entender o que é inflação e como ela impacta o dia a dia dos brasileiros ajudará a ter uma melhor percepção do cenário econômico do país

CPI sobe nos EUA e derruba papéis no Brasil e no mundo (Getty/Getty Images)

CPI sobe nos EUA e derruba papéis no Brasil e no mundo (Getty/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2022 às 18h44.

Última atualização em 14 de setembro de 2022 às 14h47.

Dentre os diversos temas econômicos tratados nos noticiários, um vem se destacando desde os anos de 2021 e 2022, a inflação. Apesar de muitos ainda não entenderem de fato esse conceito, os brasileiros acabam por sentir no bolso seu funcionamento, na prática.

Desse modo, entender o que é inflação e como ela impacta o dia a dia dos brasileiros lhe ajudará a ter uma melhor percepção sobre o andamento do cenário econômico brasileiro. Além disso, será possível analisar as melhores possibilidades de investimento, de modo a evitar que seu dinheiro perca poder de compra no futuro.

O que é inflação?

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços de produtos e serviços. Apesar disso, as definições desse conceito são discutíveis, visto que alguns economistas dizem que a definição correta seria o aumento da oferta monetária. Para esta linha de pensamento, o encarecimento de produtos e serviços seria apenas um “sintoma” da expansão dessa oferta.

No entanto, definir a inflação como o aumento de preços é a explicação mais utilizada por grande parte dos economistas brasileiros quando se fala a respeito desse assunto, de forma que já se tornou o senso comum a ser seguido.

Nesse mesmo contexto, ainda é possível acontecer o processo contrário, conhecido como deflação, que é quando os preços dos produtos e serviços caem, implicando aumento do poder de compra do dinheiro.

Com o AutoInvest, o app do BTG simplifica sua experiência ao investir. Basta selecionar seu perfil de investidor e aplicar direto pelo app em um fundo diversificado e seguro. Abra agora a sua conta com taxa zero.

Quais são as principais consequências da inflação?

Para medir a inflação de um país, ou ainda de algum conjunto de bens e serviços inseridos em determinado setor, alguns índices são utilizados para estudo. Com isso, é possível realizar comparações periódicas e observar se a inflação está acelerando ou se arrefecendo.

​​​Segundo o site do Banco Central do Brasil (BCB), algumas das razões que podem levar ao aumento da inflação são: pressão de demanda, inércia inflacionária e pressão de custos. 

Por consequência, a inflação acaba gerando um cenário de incertezas na economia, assim como desincentiva que novos investimentos sejam realizados. Na prática, isso traz dificuldades para o crescimento econômico do país.

Com a inflação avançando, os preços relativos de produtos e serviços acabam distorcidos, dificultando observar se eles estão realmente caros ou baratos. Outro efeito da alta dos índices inflacionários pode ser o crescimento da dívida pública, cenário bastante prejudicial para o país na visão internacional.

Por fim, a inflação oficial do Brasil é medida pelo índice IPCA, responsável por mostrar o custo médio de vida das famílias que possuem uma renda mensal que varia entre um a 40 salários-mínimos. Alguns outros índices com características próprias também são utilizados, tais como: 

  • Índices Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
  • Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI);
  • Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M);
  • Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC - S);
  • Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo (IPC-Fipe);
  • Índice de Preços no Varejo (IPV).

Foi possível entender o que é inflação e quais são suas principais consequências para a economia de um país? Confira outros conteúdos como esse em nosso Guia de Investimentos, como:

O que é taxa Selic?
O que é IPCA acumulado?
O que é IOF?

Acompanhe tudo sobre:Guia de InvestimentosInflação

Mais de Invest

Payroll, balança comercial da China e contraproposta para Vale (VALE3): o que move o mercado

Empresa que atuou no furacão Katrina agora resgata carros das enchentes no RS

Veja o resultado da Mega-Sena, concurso 2733; prêmio é de R$ 101,6 milhões

IR 2024: veja quando a Receita libera a consulta e o pagamento do 2º lote

Mais na Exame