SVB: reguladores americanos querem realizar um novo leilão do banco. (Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 13 de março de 2023 às 21h42.
Reguladores americanos planejam fazer outra tentativa de leiloar o falido Silicon Valley Bank, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto, depois que não conseguiram encontrar um comprador para a empresa no fim de semana.
Funcionários da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) disseram aos republicanos do Senado americano nesta segunda-feira, 13, que tinham flexibilidade adicional para vender a empresa agora que os reguladores declararam sua quebra uma ameaça ao sistema financeiro, de acordo com as fontes.
Ao declarar a empresa sistêmica, os reguladores têm mais flexibilidade para cobrir todos os depositantes no banco falido, incluindo aqueles com depósitos acima de um teto de seguro típico de US$ 250 mil. A medida também dá aos reguladores a capacidade de oferecer aos possíveis compradores termos melhores aos negócios.
Embora nenhum dos maiores bancos dos EUA tenha feito lances pelo SVB durante um leilão fracassado ontem, pelo menos uma oferta foi feita por outra instituição, mas foi recusada pelo FDIC, disseram autoridades aos legisladores na segunda-feira. O cronograma para o segundo leilão não está claro.
Nesta sexta-feira, 10, as ações do SVB, controlador do Silicon Valley Bank, caíram mais de 60% depois que divulgou o prejuízo e buscou levantar US$ 2,25 bilhões em capital novo com a venda de novas ações.
Bancos grandes e pequenos registraram quedas acentuadas. O PacWest Bancorp caiu 25% e o First Republic Bank perdeu 17%. Charles Schwab caiu 13%, enquanto o US Bancorp perdeu 7%.
O maior banco da América, JPMorgan Chase, caiu 5,4%.
A derrota de quinta-feira é outra consequência da campanha agressiva do Federal Reserve, o banco central norte-americano, para controlar a inflação.
O aumento das taxas de juros fez com que o valor dos títulos existentes com pagamentos mais baixos caísse. Os bancos possuem muitos desses títulos, incluindo títulos do Tesouro, e agora estão sentados em gigantescas perdas não realizadas. Fonte: Dow Jones Newswires.
Além disso, quando as taxas de juros sobem, as startups têm mais dificuldade em acessar financiamento com os empréstimos ficando mais caros – e isso alimenta um alto nível de saída de depósitos do SVB, dizem os analistas. Isso gerou uma corrida aos bancos, levando vários clientes do SVB a limitar sua exposição.