Vale a pena investir em fundos multimercado?

Os fundos multimercado empregam estratégias de negociação mais complexas e voláteis em um esforço para gerar retornos positivos para os investidores
 (Getty/Getty Images)
(Getty/Getty Images)
D
Da Redação

Publicado em 01/07/2022 às 13:04.

Última atualização em 05/08/2022 às 14:17.

Os fundos multimercado e os fundos tradicionais são produtos de investimento que oferecem aos investidores carteiras gerenciadas, mas apresentam diversas diferenças. Esses fundos empregam estratégias de negociação mais complexas e voláteis em um esforço para gerar retornos positivos para os investidores. 

Em outras palavras, os fundos multimercado não se limitam às estratégias que podem usar para gerar retornos positivos para os investidores, usando para isso derivativos, alavancagem e podendo até mesmo vender ações a descoberto.

Desse modo, o artigo de hoje visa demonstrar se vale a pena investir em fundos multimercado em detrimento da adoção de estratégias mais agressivas.

O que são os fundos multimercado?

Os fundos multimercado são representados por instituições financeiras que tendem a ser de propriedade e gestão privada. Desse modo, eles são financiados através do capital privado de investidores, empresas ou outros clientes. 

Uma carteira de  fundos multimercado consiste em classes de ativos alternativos, como derivativos, ações, títulos e moedas, buscando retornos líquidos maiores e/ou diversificação da carteira de investimento.

Benefícios dos fundos multimercado

  • Estratégias mais avançadas

Os  fundos multimercado podem adotar uma abordagem agressiva para investir, buscando retornos mais altos em seus investimentos, às vezes usando posições especulativas e negociando derivativos, como futuros e opções. 

Além disso, eles podem ficar vendidos ou vender a descoberto no mercado, o que um fundo tradicional não pode. Desse modo, através da venda a descoberto permite que esses fundos gerem retornos mesmo quando o mercado cai. 

  • Gestão profissional 

Aqueles que trabalham no investimento de fundos multimercado são bem pagos por um bom motivo. Além dos grandes ganhos que podem ser obtidos em tais investimentos, essas pessoas têm experiência e conhecimento em investimentos.

Portanto, ao investir em um fundo multimercado, o investidor não apenas obterá conselhos de especialistas sobre qual fundo multimercado deve alocar seu capital, mas também obterá aconselhamento especializado sobre quando e onde, o que garante facilmente maior segurança no momento de realizar seus investimentos. 

  • Forma mais barata e eficiente de investir

O mundo dos fundos multimercado não é homogêneo, existindo muitas estratégias que não estão relacionadas entre si, proporcionando aos gestores de fundos a capacidade de se proteger contra qualquer risco de estratégia ou estilo. 

Além disso, gerenciar um portfólio proprietário se tornaria uma opção muito cara. Desse modo, com o auxílio de gestores de fundos experientes que entendem os riscos envolvidos em cada estratégia, há o oferecimento de uma alternativa potencialmente mais barata e de maior qualidade. 

  • Diversificação 

Ao reduzir a exposição aos movimentos gerais do mercado e visar apenas riscos específicos, os fundos multimercado podem gerar fluxos de retorno menos correlacionados e menos voláteis negativamente do que ativos geralmente mais arriscados.

Isso traz benefícios valiosos para a construção do portfólio e resulta em retornos mais consistentes em um portfólio diversificado.

Afinal, vale a pena investir em fundos multimercado?

Nenhuma discussão sobre o investimento em fundos multimercado está completa sem uma análise dos possíveis obstáculos para determinar se vale a pena investir em fundos multimercado.

Desse modo, é importante que o investidor compreenda que, apesar dos inúmeros benefícios, trata-se de uma alocação de capital de risco e não está aberta aos investidores que não estão buscando ativamente o risco. 

Em suma, investir em uma carteira de fundos multimercado cuidadosamente selecionada resultará em retornos ajustados aos riscos mais atraentes, e assim, pensando em todos esses pontos, esses ativos podem valer muito a pena ao investidor.

Foi possível entender se vale a pena investir em fundos multimercado? Confira também outros conteúdos sobre o mercado financeiro em nosso Guia de Investimentos, como:

Fundos imobiliários: o que são e como funcionam?

O que são fundos de papel e como funcionam?

Comprar um imóvel ou investir em fundos imobiliários?